Carambeí deixa de ter delegacia com atribuição de investigação após mudança na Polícia Civil
Decreto estadual transforma unidade local em posto de atendimento; investigações passam a ser conduzidas pela delegacia responsável pela comarca
Emerson Teixeira
Carambeí deixou de contar, na estrutura da Polícia Civil do Paraná, com uma unidade local voltada à investigação criminal. A mudança foi estabelecida pelo Decreto Estadual nº 15.206, publicado em 29 de setembro, que enquadrou a unidade do município como Posto Policial de Atendimento ao Cidadão (PPAC).
Na prática, o novo posto passa a concentrar o atendimento ao público e o registro de boletins de ocorrência. A apuração dos crimes fica sob responsabilidade da delegacia que responde pela respectiva comarca, enquanto o atendimento em Carambeí deverá ser realizado, preferencialmente, por policiais civis em escala rotativa.
A alteração está prevista na nova estrutura da Polícia Civil criada pela Lei Estadual nº 23.213/2026. A legislação define que os PPACs têm como atribuições orientar os cidadãos e registrar boletins de ocorrência.

Investigação deixa de ser feita em Carambeí
A principal consequência da mudança está na divisão das funções. O morador continuará podendo procurar atendimento policial no município para registrar uma ocorrência, mas a investigação não ficará mais vinculada à unidade local.
Os registros deverão ser encaminhados à delegacia responsável pela investigação. Procedimentos já instaurados antes de 29 de setembro permanecem nas unidades onde foram registrados até a conclusão.
Carambeí continua dentro da área da 13ª Subdivisão Policial (SDP), com sede em Ponta Grossa. A reorganização estadual também prevê uma nova distribuição das estruturas da Polícia Civil no interior do Paraná.
CONSEG cobra informações
A mudança provocou preocupação no Conselho Comunitário de Segurança de Carambeí (CONSEG). Em nota divulgada nesta sexta-feira (2), a entidade informou que pretende cobrar esclarecimentos da Polícia Civil sobre como será o funcionamento do novo modelo.
Entre os questionamentos estão o horário mínimo de atendimento, o número de policiais destinados ao município e qual Central Regional de Flagrantes ficará responsável pelas ocorrências de Carambeí.
O CONSEG também quer informações sobre o atendimento de mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência e pretende acompanhar dados referentes às investigações de crimes registrados no município.
A entidade orienta que a população continue registrando ocorrências no posto, pela Delegacia Eletrônica da Polícia Civil ou pelo telefone 197. Em situações de emergência, o número é 190.
Polícia Civil não esclarece se haverá fechamento físico
O Página Um News questionou a Polícia Civil do Paraná se a transformação da unidade em PPAC representa, na prática, o fechamento da Delegacia de Carambeí e sua substituição pelo novo posto.
A Assessoria de Comunicação da corporação explicou que o PPAC é uma unidade prevista na nova Lei Orgânica da Polícia Civil para atendimento ao cidadão e registro de boletins de ocorrência, mas não respondeu especificamente se haverá fechamento da estrutura física da delegacia atualmente existente.