Bebê de seis meses morre após carreta tombar e carga de arroz atingir cabine
Criança estava com os pais, paraguaios, no veículo que tombou ao acessar a BR-369
Da Redação
Ibiporã – Um bebê de seis meses morreu na manhã de sábado (5) depois que a carreta em que viajava com os pais tombou em Ibiporã, no Norte do Paraná. O acidente aconteceu na ligação entre a PR-862, conhecida como Contorno Norte de Ibiporã, e a BR-369.
A família, de nacionalidade paraguaia e residente no distrito de Iruña, no Paraguai, seguia em uma carreta com placas daquele país, carregada com arroz a granel. O veículo era conduzido pelo pai da criança, de 34 anos. A mãe, de 20, também estava na cabine.
A dinâmica inicial levantada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) aponta que o motorista perdeu o controle da direção no momento em que deixava a PR-862 para acessar a BR-369. A carreta saiu da trajetória e tombou.
Com a queda do veículo, a mulher ficou presa às ferragens e precisou ser retirada pelas equipes de socorro. Ela sofreu ferimentos graves e foi encaminhada para a Santa Casa de Londrina.
O bebê acabou sendo lançado para fora da cabine no momento do tombamento. A criança ficou soterrada pela carga de arroz transportada pela carreta e morreu ainda no local.
O pai não se feriu. Ele foi submetido ao teste do bafômetro, que não apontou presença de álcool, com resultado de 0,00 mg/L.

Transporte de crianças
A ocorrência também chama atenção para as regras relacionadas ao transporte de crianças em veículos pesados. A Resolução 819/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece exceção à obrigatoriedade dos dispositivos de retenção infantil para veículos com peso bruto total superior a 3,5 toneladas.
Embora a legislação permita a dispensa nesses casos, a utilização de equipamentos adequados para a proteção da criança é recomendada pelas autoridades de trânsito sempre que houver possibilidade de instalação.
A PRF deverá elaborar o Laudo Pericial de Sinistro de Trânsito (LPST), documento que vai reunir os elementos técnicos necessários para esclarecer as circunstâncias e as possíveis causas do tombamento.