Autoridades municipais vistoriam áreas afetadas pelas chuvas em Carambeí

Autoridades municipais vistoriam áreas afetadas pelas chuvas em Carambeí

*Emerson Teixeira

Carambeí– Na terça-feira (31 de outubro), os representantes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Carambeí, o diretor do Departamento de Trânsito, Segurança Pública e Defesa Civil (Detransede), Laucenir Andrade, e a secretária de Assistência Social, Johanna Macedo Nogueira, realizaram uma inspeção em diversas áreas afetadas pelas chuvas dos últimos dias.

Uma das áreas vistoriadas e sinalizadas pela Defesa Civil foi o local conhecido como “Tubo,” localizado no aterro de passagem que liga Catanduvas à localidade dos Pereira, na região da Represa de Alagados. Devido ao volume excessivo das chuvas, um deslizamento de aproximadamente um metro ocorreu na lateral da estrutura do tubo. Laucenir Andrade esclareceu: “Não foi interditado e só sinalizado onde teve uma abertura. O “Obras” estão trabalhando nessa situação, não é uma questão de interdição, ainda não, só se o nível das águas subir com as chuvas”, esclarece.

“O município foi atingido pelas chuvas como todos os outros, mas as estradas rurais ainda estão em condições boas, pois o Obras está trabalhando direto para manutenção, a balsa [do Rio Tibagi] ainda está parada devido ao volume do rio, as casas tiveram alagamentos em pontos específicos e foram atendidos, na vila Nossa Senhora Aparecida sete famílias foram orientados a sair por precaução e segurança inclusive ofertado abrigo mas se recusaram, foi feito um trabalho para reduzir a quantidade e acúmulo de água no local para aumentar a segurança deles. Já em outras áreas estão sendo levantados dados pela defesa civil”, explica Laucenir.

Além disso, a equipe também visitou a estação de coleta e tratamento de água do município, onde, acompanhados por um técnico da Sanepar, verificaram as condições da coleta de água no Rio São João. Johanna Macedo Nogueira comentou: “Toda a água consumida em Carambeí é captada aqui nessa estação da Sanepar. Acompanhados pelo técnico do local, constatamos que a água ainda está num volume de bom monitoramento, então não precisamos nos preocupar com a qualidade da água que abastece o município. A Defesa Civil tem por obrigação cuidar e monitorar todos os pontos de alagamento, deslizamento e inundação no município, conforme descrito no plano municipal de contingência.”

As autoridades continuam monitorando a situação de perto e tomando as medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar dos moradores de Carambeí diante dos desafios causados pelas chuvas.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!