Ampolas com vacina Astrazeneca são descartadas em Ponta Grossa

Ampolas com vacina Astrazeneca são descartadas em Ponta Grossa

Da Redação

Ponta Grossa – Um dia após o Página Um News publicar denúncia de que algumas ampolas abertas com a vacina Astrazeneca teriam sido simplesmente desprezadas e jogadas fora no sábado (6), próximo ao encerramento do primeiro dia de vacinação de idosos acima de 80 anos, nas tendas armadas no pátio da Secretaria Municipal de Saúde, fundos da Prefeitura de Ponta Grossa, nenhuma das pessoas procuradas pela reportagem quis falar ‘oficialmente’ sobre o assunto. O secretário de Saúde de Ponta Grossa, Rodrigo Daniel Manjabosco, pediu na segunda-feira (8) que procurássemos a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, mas em um grupo de WhatsApp tentou desacreditar a denúncia, alegando que “as informações deveriam ser melhor apuradas e o que preocupa são as informações desencontradas”. No mesmo grupo, Rodrigo foi além e acrescentou que “no caso das vacinas, o descarte ocorre pelo fato da ampola ter o que chamamos de perda técnica, ou seja, ao final sempre fica uma quantidade mínima nos frascos que não é possível ser aspirada, e essa quantidade é desprezada. E, que temos que lembrar que ampolas abertas por mais de 6 horas devem ser descartadas por que perderam sua efetividade”. Continuando no grupo de WhatsApp, o secretário afirmou que para uma dose é preciso 5 ml, mas se ficou 3 ml em uma ampola você não pode tirar 2 ml de outra para completar e fazer uma aplicação, porque seriam lotes de vacinas diferentes”, rechaçou.

Correção

A reportagem entende que houve um equívoco ao afirmar que a vacina aplicada nos idosos, no pátio da Secretaria de Saúde de Ponta Grossa, seria Coronavac, em vez da Astrazeneca, mas, as ampolas abertas e que foram descartadas no sábado (6), teriam dosagem suficiente para duas ou mais aplicações, isso cada uma, o que o secretário não buscou investigar.
Ainda houve questionamento nesse sábado, por parte de um dos colaboradores, do porque descartar as doses se elas poderiam ser usadas nos próprios estudantes da área de saúde, que trabalhavam no local.

O Página Um News apurou que das 9 às 17 horas, profissionais da área da saúde, entre eles enfermeiros, técnicos e estudantes de enfermagem, aplicaram as doses nos idosos e repetiram no domingo (7), durante todo o dia. E, que ao contrário de sábado, eles foram vacinados no domingo, ao final do expediente.

Foto: Divulgação

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!