AMCG busca fomentar a destinação do imposto de renda para entidades

AMCG busca fomentar a destinação do imposto de renda para entidades

Da Asssessoria

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) participou, na última semana, de debate referente à destinação do Imposto de Renda para entidades assistenciais. O evento ‘Conexões ESG – Impacto Corporativo e a Destinação de Imposto de Renda’, realizado em Ponta Grossa, reuniu gestores regionais e foi mediado pelo professor Nelson Canabarro, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Como explica a organização do evento, a própria população pode direcionar parte dos investimentos para projetos de natureza cultural, assistencial ou esportiva. A destinação pode ser realizada durante a declaração do Imposto de Renda, por pessoas físicas ou jurídicas. Conforme os dados expostos durante o debate, o potencial de destinação de recursos da região da AMCG por meio de pessoa física ultrapassa um total de R$ 131 milhões. O valor engloba as 19 cidades que fazem parte da Associação e diz respeito a uma estimativa feita para o período de 2024 a 2026.

A presidente da AMCG e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, participou das discussões. “Nós colocamos em pauta a destinação do Imposto de Renda de forma correta para o Fundo da Infância e do Adolescente e também do Fundo do Idoso, onde cada município poderá organizar uma campanha e garantir a manutenção dos recursos dentro da cidade. Foi um evento muito esclarecedor, de grande valia para os Campos Gerais. Temos um potencial muito significativo. Como as pessoas não fazem essa destinação para os respectivos fundos, o maior valor é enviado a Brasília e não retorna para nós”, explicou.


Como destinar recursos

Nelson Canabarro ressaltou o potencial de destinação para projetos locais, e que acabam não sendo aproveitados para iniciativas locais. “Estamos fazendo essa mobilização porque a decisão do uso desses recursos é local. As entidades têm direito a esse dinheiro, é uma lei essa possibilidade de destinação e que não está sendo utilizada”, afirmou.
O ‘Conexões ESG – Impacto Corporativo e a destinação do Imposto de Renda’ e a campanha para destinar o Imposto de Renda para entidades locais foi uma iniciativa do ‘Destina Campos Gerais’, entidade que reúne representantes de diferentes segmentos.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!