Da Assessoria
Os alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participaram, nesta segunda-feira (11), de uma capacitação realizada no auditório do bloco E, cujo objetivo é instrumentalizar todos os candidatos à bolsa do “Preparando Engenheiros Cidadãos”. O projeto é uma parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), em parceria com as Universidades Estaduais do Paraná, apoiados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR).
O projeto prevê a contratação de 12 bolsistas de graduação do curso de Engenharia Civil da UEPG para apoiar a fiscalização de obras municipais paradas no estado. Além das 10 visitas técnicas e 1182 vistorias online, os alunos irão desenvolver conhecimento sobre obras públicas e ética profissional ao longo dos meses de trabalho. O início das atividades está previsto para 1º de abril de 2024.
Luiz Henrique Barbosa Jorge, engenheiro e auditor do controle externo do TCE-PR, explica que a capacitação é fundamental para que os futuros profissionais saiam para o mercado de trabalho das obras públicas mais preparados. “As técnicas de Engenharia são iguais para qualquer tipo de obra, mas as obras públicas têm umas formalidades, regras, a lei que precisa ser cumprida. É importante que eles tenham esse conhecimento para que no futuro a gente também tenha boas obras públicas, para que a gente possa atingir os interesses da sociedade construindo um país melhor”.
Segundo Luiz Henrique, a preocupação maior do TCE é minimizar os problemas técnicos que causam paralisações nas obras públicas. “Os estudos mostram que mais da metade das obras públicas no nosso estado e no Brasil estão paralisadas por problemas técnicos”, explica. Segundo ele, o Crea é um grande parceiro que vai ajudar no trabalho, “fazendo a validação dessas informações que serão retiradas pelos estagiários. Vamos confrontar todas essas informações, lançar um relatório final e toda essa base de dados vai subsidiar as fiscalizações das obras pelo TCE”.
Carlos Emmanuel Ribeiro Lautenschläger, chefe do Departamento de Engenharia Civil da UEPG, destaca a importância da atuação do departamento junto aos órgãos públicos para o aprofundamento das técnicas dos alunos e para a formação de cidadãos conscientes. “O nosso departamento tem essa vocação de atuar junto às iniciativas de estado, de envolver alunos e profissionais graduados dependendo do programa. Essa iniciativa vem adicionar mais um braço para a atuação do departamento. A gente vai ter não só um aprofundamento executivo, mas também técnico para esses alunos que vão se envolver”.
Presenças
Estiveram presentes, representando a UEPG, o vice-reitor, Ivo Mottin Demiate; o prefeito do campus, Elias Pereira; o chefe do departamento de Engenharia Civil, Carlos Emmanuel Ribeiro Lautenschläger; Ana Cláudia Barana, diretora adjunta do Setor de Engenharias, Ciências Agrárias e Tecnologia (Secate); a diretora de extensão universitária Marina Tolentino Marinho. A equipe do TCE-PR estava composta pelo coordenador Geral de Fiscalização, Djalma Riesemberg; os coordenadores de Obras Públicas Paulo Daschevi e Luiz Henrique de Barbosa Jorge; o coordenador de Controle Social Ricardo Alpendre. Representando o Crea-PR, estiveram presentes a vice-presidente Margolaine Gianecchini e a gerente regional de Ponta Grossa, Ana Paula Afinovicz.
Texto e fotos: Domitila Gonzalez