Aluna de Carambeí viaja para seis meses de intercâmbio no Canadá

Aluna de Carambeí viaja para seis meses de intercâmbio no Canadá

Emerson Teixeira

Carambeí – A carambeiense Maria Eduarda Vascove, 15 anos, estudante do 2º ano do Colégio Zilda Arns, da localidade de Santa Cruz, interior do município, vive a expectativa para o embarque no dia 9, para o intercâmbio de seis meses que fará no Canadá. Ela integra o grupo de 100 estudantes da rede estadual selecionados para o programa Ganhando o Mundo.

Maria Eduarda conta que conquistou a vaga na 51ª posição entre os melhores alunos do Paraná e que a expectativa para a viagem está imensa. “Será uma oportunidade maravilhosa, talvez uma das maiores que vou ter na minha vida; sempre tive sonho de viajar para fora do país, conhecer novos lugares, ter novas experiências com novas culturas; sempre disse isso desde nova, só que eu não esperava que fosse tão nova conseguir atingir um dos meus maiores sonhos. O intercâmbio é o ápice das minhas realizações e conquistas de estudos desde cedo, será uma experiência única, eu creio que assim que eu retornar para o Brasil se abrirá muitas oportunidades. Além da aprimorar o inglês terá a bagagem cultural, pois é um país totalmente diferente do nosso, é um país de primeiro mundo, vai agregar conhecimento tanto na minha vida acadêmica, quanto na minha vida em geral”, conta.

A mãe, Solange Vascove, conta orgulhosa que a filha sempre foi dedicada aos estudos e que nutria o desejo de viajar para fora do país para estudar e que a família sempre incentivou, mas não esperava que ela ganhasse um concurso tão nova. “Ela nunca viajou para o exterior, não tinha passaporte, fez agora para o programa Ganhando o Mundo, estamos com o coração na mão, é dois sentimentos, de orgulho e gratidão pela conquista e de preocupação e nervosismo ao mesmo tempo, porque faltam poucos dias para a viagem e nós estamos agoniados.

Que chegue logo agosto para ela retornar para casa, mas por outro lado, sei que vai agregar muito no currículo dela, foi uma benção ela ter sido selecionada entre os 100 melhores do Paraná. Carambeí tem uma representante, isso é motivo de orgulho para nós”, relata.

O diretor do Colégio da zona rural de Santa Cruz, que atende 140 alunos do ensino fundamental e médio, José Ivo de Oliveira, reforça que ela sempre foi uma aluna muito dedicada e o resultado disso foi à classificação entre os primeiros colocados. “Ficamos muito felizes, pois foi uma iniciativa dela e da família participar do projeto em 2020. Estávamos tão atarefados e assustados com a pandemia e as aulas online. Enquanto escola ficamos muito lisonjeados, pois a classificação da Maria Eduarda nesse projeto veio coroar nosso trabalho escolar do ano de 2019 e 2020, sendo como uma premiação também para a equipe do Colégio poder contar com uma aluna representando o nosso colégio e o município num projeto de tamanha envergadura”, declara.

‘Ganhando Mundo’

Instituído pela Lei nº 20.009/2019, o programa de intercâmbio internacional Ganhando o Mundo foi criado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná. Os alunos foram selecionados no início de 2021 para o intercâmbio. Viajariam inicialmente em agosto do mesmo ano, mas tiveram que adiar a viagem devido às medidas sanitárias impostas pela pandemia. Em função disso, o destino dos estudantes, que era a Nova Zelândia, com medidas restritivas mais drásticas, mudou para o Canadá.

A seleção foi feita com base na média de notas e frequência. Os critérios eram média maior ou igual a sete (7,0) em todas as matérias e frequência maior ou igual a 85%. Para chegar à pontuação final, foram somadas as médias de todas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) cursadas em 2020 no 9º ano. Além da aluna de Carambeí, estudantes de Castro, Ipiranga, Pirai do Sul, Ponta Grossa e Porto Amazonas também integram o grupo de intercambistas do Núcleo Regional de Educação.

Para aperfeiçoar o idioma, em 2021, os selecionados tiveram acesso a um curso de inglês via aplicativo, ofertado em parceria com as universidades estaduais vinculadas à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Foram seis módulos de 40 horas, totalizando 240 horas de aprendizado em um formato autoinstrutivo, baseado em desafios que consideram a perspectiva da aprendizagem por vivência social e cultural.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!