A fascinante história de Fraiburgo

A fascinante história de Fraiburgo

Cleucimara Santiago 

Fraiburgo (SC)- A história da família Frey, do Hotel Renar e da cidade de Fraiburgo se fundem em uma só, a conectividade é tanta que fica impossível separá-las.

E quem nos conta essa história fascinante e cheia de coragem e ousadia é Edson Ziolkowski, cidadão fraiburguense, sócio diretor do Hotel Renar e neto de Maria e Rene Frey, fundadores da cidade.

Com o fim da 1ª guerra mundial, que devastou países europeus, como Alemanha e França, muitos deixaram sua terra, sua cultura, rumo ao desconhecido. Na bagagem, lembranças, muitos sonhos, esperança, vontade de trabalhar, desbravar e construir um novo mundo de paz e prosperidade. Foi assim que em 1919, o professor Carlos Guilherme Frey, viúvo, chegou ao Brasil com os quatros filhos: René (15 anos), Joana (13 anos), Arnoldo (11anos) e Agnes (10 anos), deixando para trás saudades e sua terra natal, Alemanha. A família passou por Salvador, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, mas foi m 1923, na cidade Castro – Paraná, que a vida recomeçou. 

Em Castro, João Damasky e sua esposa Rosalina Klingspon Damasky, proprietários da Chácara Damasky, que começava logo após a ponte do Iapó, à esquerda, e abrangia uma boa extensão daquela margem do rio, reuniam amigos, principalmente alemães para festas e piqueniques. E logo os irmãos Rene Carlos Frey e Arnoldo Ernesto Otto Frey, se encantaram com as irmãs Maria e Lydia, filhas de João e Rosalina. E foi na cidade dos Campos Gerais do Paraná, que em 2 de setembro de 1925, o jovem René aos 21 anos, casou com Maria, da união nasceram 4 filhos. Em Videira, em 1931 Arnold casou com Lydia. Desta união nasceram dois filhos.

Casados, os irmãos Frey e suas esposas, decidem explorar o território catarinense, fixando residência em Perdizes, hoje município de Videira, onde trabalhavam com carnes e seus derivados.  Trabalhadores e visionários, logo os Frey viram na região próxima, conhecida como Butiá Verde, um potencial negócio. As terras eram ricas em floresta nativa com pinheiros, imbuias, araucárias; um excelente negócio a ser explorado.Assim surgiu uma sociedade “as meias”, os Frey cortavam a madeira e dividem os lucros com os proprietários das terras, a família Ramos.Excelentes administradores, os irmãos Frey foram acumulando riquezas e comprando terras, quando alguém precisava vender. Edson relata que os pais mudaram para a localidade a cavalo, “Minha mãe, Gerda (segunda filha de Rene e Maria), era pequena ainda, ela tinha 10 anos”.

Logo, proprietários de grande área, o local ficou conhecido como a “terra dos Frey” ou “vila dos Frey”, pronuncia-se Frai, e daí o originou-se o nome da cidade. O termo burgo, que significa pequena cidade, vilarejo e o nome Frey:Fraiburgo. Antes, o local era conhecido como Campo da Dúvida e Butiá Verde.

René e Arnoldo foram peças fundamentais para o desenvolvimento da cidade, abriram as primeiras ruas, em 1938 iniciaram a construção da serraria.O famoso nome Renar, vem da junção do nome dos dois irmãos. 

Em 1943 constroem a barragem no Arroio Passo Novo que deu origem a um lago artificial, o Lago das Araucárias, com a finalidade de fornecer água para funcionamento da caldeira e combater os frequentes incêndios, hoje o local é um dos cartões postais da cidade. Os irmãos Frey instalam um açougue e um armazém geral para atender aos primeiros moradores; criaram a primeira escola; providenciaram um salão para reuniões e bailinhos. Em 1944 constroem um gerador de eletricidade, que passa a fornecer energia para as casas dos empregados. Em 1948 constroem a primeira casa de alvenaria da região, novidade para época. A construção demorou dois anos para ficar pronta. Era a casa de Arnoldo e Lydia

Em 1949 com o rápido desenvolvimento, a região se torna um distrito.

Em 1951, os irmãos Frey contratam o técnico Alberto Wengrath para instalar uma olaria; constroem a enorme chaminé para a caldeira com os tijolos ali mesmo produzidos. Hoje, a chaminéé um dos pontos turísticos da cidade.

Em 1953, Gerda Frey casa-se com o polonês Bogmil Izidoro Ziolkowski, da união nasceram os filhos: Rosmari, Edson e Rosana. 

Em 1958 os Frey contavam com duas serrarias, fábrica de caixas, um grande moinho, cantina vinífera, fábrica de crina vegetal, fábrica de pasta mecânica, açougue com matadouro, olaria e granja de suínos.

Em 1961, mais precisamente no dia 20 de dezembro, pela Lei n.º 797, acontece odesmembramento de Videira e Curitibanos e Fraiburgo, passa a ser município, sendo instituído oficialmente em 31 de dezembro. Rene Carlos Frey foi prefeito da cidade de 1963 a 1969.

Com à exploração da madeira houve grandediminuição da floresta, era preciso buscar novas alternativas de renda e reflorestamento, então iniciou-se a plantação de pinus elliottii. “Mas, pinus é uma floresta morta, não dava passarinho, não dava bicho, não dava nada. E meu avô decidiu procurar alternativas para utilização das terras. Meu avô tinha as terras, mas não tinha Know-how de cultivo, indicaram um grupo de franceses que moravam na Argélia. Ele visitouaquele país e depois os convidou para virem ao Brasil. Logo saiu uma sociedade entre os Franceses e os Frey.  Os franceses indicam um agrônomo francês; Roger Biau,”relata. 

Roger, formado em agronomia e especialista em frutas de clima temperado na França, diretor técnico de um grupo francês em viti-fruticultura, convencido por Rene, sem falar uma palavra em português, aceitou o desafio de mudar com a esposa Evelyne e as duas filhas do casal, de 2 e 3 anos de idade, para o Brasil. Em 1963 inicia-se o experimento de cultivo da maçã em Fraiburgo. Foram mais de 12 anos de estudos, plantio de muitas espécies, pesquisas, trabalho, persistência, investimentos da família Frey, até enfim, o projeto se consolidar e começar a produção em grande escala, principalmente das espécies Fuji e Gala. Hoje a terra dos Frey, é também a terra da maçã, reconhecida nacional e internacionalmente.

O experimento do cultivo de maçã, com mudas de macieiras vindas da França, despertou a curiosidade da população brasileira. Era preciso melhorar o acesso, e veio a necessidade do asfalto. Com o asfalto, começaram grupos de pessoas a visitarem os pomares de maçã, que era novidade no Brasil. Esses visitantes precisavam se alimentar, e houve um incentivo para que moradores abrissem restaurantes, churrascarias. A cidade contava já com um fácil acesso, um grande atrativo que eram os campos de macieiras, um bom fluxo de pessoas e a proximidade com Treze Tílias, o Tirol brasileiro.  Rene decidiu que era hora de realizar mais um sonho: implantar o projeto do hotel. Inspirado em suas viagens e hotéis da Europa, com o apoio da filha Gerda e do neto Edson, chamou um engenheiro do Rio Grande do Sul e decidiu fazer um hotel no estilo europeu. Edson forma-se em Administração de empresas em Curitiba, em 1980 e retorna a Fraiburgo para administrar a obra do hotel. Assim, em 31 de julho de 1981, nasce o Hotel Renar.

Rene era um apaixonado por viagens e de cada viagem, trazia conhecimentos, novidades para implantar na região, paixão essa que passou para a filha Gerda e ao neto Edson, que conta que na juventude chegou a trancar a faculdade para acompanhar o avô em uma viagem para Europa. 

Em 1984, Edson Ziolkowski casou com Elisabete Wallner e da união nasceram os filhos: Tiago Ziolkowski casado com Natália e pais de Carolina e Guilherme. Camila casada com Jomaley Lins e pais de Maya e Ian Lins. 

A empresa familiar, segue o exemplo deixado pelo patriarca Rene. Dona Gerda, hoje aos 92 anos de idade, supervisiona os detalhes do hotel, ela mesmo restaurou as esculturas do jardim. Edson administra os outros empreendimentos da família, como loteamentos e construções, Tiago ao lado do pai, cuida da rede de postos de gasolina. A nora Natalia também trabalha na administração do hotel.

Seguindo o exemplo do avô, Edson inspira-se em suas viagens para implantar novidades em Fraiburgo e desenvolver o turismo da região, como o Kaingang aventura, um passeio de 4X4, que Edson se inspirou no Safari da África. Nas paredes do Hotel Renar também podemos ver centenas de pratos decorativos nas paredes, lembranças de vários lugares do mundo, uma tradição iniciada por Dona Gerda e seguida pelo filho. 

Em uma área de 150 mil m2, rodeado pela natureza, jardim com lindas flores e pássaros, uma vista deslumbrante da cidade, uma paisagem encantadora, o hotel Renar conta com uma estrutura acolhedora com 80 aconchegantes apartamentos, piscinas aquecidas, academia, sauna, salão de eventos, banheiras de hidromassagem, salas de jogos, sala de recreação infantil, amplo estacionamento, playground,restaurante, equipe de recreação, todos os detalhes aliados ao requinte e bom gosto transmitem uma sensação de paz e tranquilidade. O Renar oferece sistema de pensão completa, conta ainda com suítes de luxo de 98 mts2 contendo jacuzzi, sacada e moderno designer e arquitetura.

A culinária é um destaque a parte, com a famosa torta de maçã Renar e diversos pratos da gastronomia internacional. Com certeza, a cidade é o lugar ideal para uma experiencia incrível de cultura, lazer e descanso.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!