2º GB forma dez agentes da Defesa Civil em Tibagi

2º GB forma dez agentes da Defesa Civil em Tibagi

Da Assessoria

Tibagi – O 2° Grupamento de Bombeiros (2º GB) de Ponta Grossa realizou, na manhã desta sexta-feira (16), a formatura de dez agentes da Defesa Civil (ADCs) de Tibagi (além de dois de Reserva e um de Imbituva). A solenidade, que aconteceu no Teatro Municipal Tia Inália, também marcou o encerramento do curso de formação dos novos brigadistas comunitários.
Os ADCs formados são Bruno Loir Vieira da Rosa, Ronaldo Cordeiro da Rocha, Armonde Morais Castanho, Gilmar Castanho, Robson Vantroba Mota, Jarson Brenner Borges Passos, Murilo de Carvalho Haas, Luiz Alberto Gomes Camargo (Reserva), Dalton Vinicius Mender da Silva, Luciano Krubnik de Oliveira, Edimar Messias Campos, Samuel Moreira de Santana (Reserva) e Valdecir Siqueira (Imbituva).

A cerimônia contou com as presenças do prefeito Artur Butina (PSC); do tenente-coronel Carlos Alberto de Oliveira, comandante do 2º GB de Ponta Grossa; do prefeito de Reserva, Lucas Machado Ribeiro; do secretário de Administração de Imbituva, Evandro Kruger Cherato; da primeira-dama e chefe de Gabinete Kelly Oliveira; do coordenador da Defesa Civil de Tibagi, João Germano De Geus; do subprocurador-geral Rafael de Oliveira; das secretárias de Administração, Débora Bittencourt da Silva Fernandes, e Planejamento, Luana Ribeiro; dos vereadores tibagianos Marilene Serenato, a Maninha (MDB), primeira-secretária da Câmara; Giuliana de Moura Juju Silva (MDB) e Orlei Costa (Podemos); e Orlando Gomes Pedroso Junior, assessor especial da Câmara de Tibagi; entre outros.

O ato iniciou com a execução do Hino Nacional. Em seguida, o mestre-de-cerimônias leu o histórico do Programa Brigada Comunitária (leia texto abaixo) e fez um relato sobre o curso que os formandos fizeram no 2º GB de Ponta Grossa (leia texto abaixo). “Graças ao seleto corpo docente escolhido para ministrar essas instruções – todos referências em suas áreas –, os novos brigadistas comunitários estão capacitados para guarnecer os programas de Brigadistas Comunitários de Reserva, Imbituva e Tibagi e para contribuir com a segurança dos munícipes, dentro de suas áreas de atuação e dos limites de sua competência”, disse.

Na sequência, houve a entrega de homenagens a instrutores e monitores, que “trabalharam diuturnamente durante esses 40 dias para a concretização desse curso”. Os instrutores homenageados são o capitão Renan Augusto Bortolassi de Oliveira (Combate a Incêndios), segundo-tenente Bruno Eduardo Da Macena (Combate a Incêndios Florestais), primeiro-sargento Erivelton Pereira (Socorros de Urgência), subtenente Edson Aparecido Roque (Defesa Civil e Normas e Procedimentos do ADC), subtenente Flávio Roberto Blum (Salvamentos Diversos), subtenente Osmar Santana (Comunicações), segundo-tenente Rherbert Gorges de Almeida (Ordem Unida, Estágio Supervisionado e também coordenador do curso) e subtenente Denis Bruno Ranzani (Educação Física). E os monitores, o primeiro-tenente Paulo Marcelo Ribas Ribeiro (Combate a Incêndios), o segundo-sargento Jonas Osório (Combate a Incêndios Florestais), o terceiro-sargento Antonio Mauro Pereira (Socorros de Urgência) e o segundo-sargento Sérgio José da Costa (auxiliar de coordenação).

Em seguida, foram homenageados os três ADCs que obtiveram as notas mais altas durante o curso, “por finalizar o curso com alto desempenho, sobressaindo-se em primeiro, segundo e terceiro colocados, atingindo excelentes graus de aproveitamento intelectual e profissional”: Bruno Loir Vieira da Rosa (9,47), Ronaldo Cordeiro da Rocha (9,23) e Armonde Morais Castanho (9,19). Antes da entrega dos certificados de conclusão do curso, foi lido o “Termo de Encerramento” do Curso de Formação de Brigadistas Comunitários 2021”.

Equipamento
Após a entrega dos certificados aos novos ADCs, o tenente-coronel Carlos Alberto de Oliveira fez a entrega oficial de um “desencarcerador” ao prefeito Artur Butina. Trata-se de equipamento que o 2º GB de Ponta Grossa está repassando ao Posto de Brigadistas Comunitários de Tibagi. “Este equipamento é uma demanda antiga do município de Tibagi. A cidade fica a cerca de 45 km de distância do quartel de Bombeiros mais próximo, em Telêmaco Borba. Além disso, Tibagi é o segundo maior município do Paraná em área, possuindo centenas de quilômetros de rodovias e estradas rurais”, disse o mestre-de-cerimônias. “Ter um equipamento desencarcerador 24 horas à disposição dos agentes significa mais rapidez nos atendimentos de acidentes com vítimas presas no município, com maior chance de sobrevida para essas pessoas”, completou.

Depois, foi a vez de 19 brigadistas comunitários (dois “in memoriam”), que foram substituídos pelos novos ADCs, também receberem homenagens (leia texto abaixo). Antes do encerramento da solenidade, falaram, pela ordem, a vereadora Maninha, o tenente-coronel Carlos Alberto de Oliveira, o secretário imbituvense Evandro Kruger Cherato, o prefeito de Reserva, Lucas Machado Ribeiro, e o prefeito Artur Butina.

‘Missão nobre’
“O principal aqui, hoje, são as pessoas que estão se formando”, disse Butina. “O maior treinamento é exatamente proteger e cuidar das pessoas. É uma missão nobre. Então, os nossos parabéns a cada um”, afirmou, agradecendo também aos brigadistas que estão sendo substituídos pelos novos ADCs.

“Vocês fizeram um papel muito grande em todos esses anos”, observou.
O tenente-coronel lembrou dos dois bombeiros que estão desaparecidos desde a 1 hora da manhã de quinta-feira (15) no incêndio do prédio da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. “Então, esse é o nosso compromisso. O compromisso de uma instituição que agora os senhores também fazem parte. São o braço do Corpo de Bombeiros Militar no município. É uma instituição que, graças a Deus e graças ao nosso trabalho, goza de um prestígio muito alto na comunidade”, afirmou.
O prefeito de Reserva começou parabenizando os dois formandos da sua cidade – Luiz Alberto Gomes Camargo e Samuel Moreira de Santana. Referindo-se aos agentes da Defesa Civil, Ribeiro disse que “antes de ser chamada de profissão, acredito que tem que ser chamada de missão”. “Muitos, aqui, vão ter que comprometer, muitas vezes, o final de semana com a família, na Páscoa, no Natal, num aniversário, para estar de prontidão para salvar a vida de outras pessoas que não conhece e que, muitas vezes, nem vão estar para agradecer”, observou. “Eu parabenizo a todos”, afirmou.

“Gostaria de deixar, aqui, o nosso agradecimento à corporação dos Bombeiros de preparar pessoas para dar assistência o mais rápido possível às nossas comunidades”, afirmou Evandro Kruger Cherato.
Depois de agradecer aos brigadistas comunitários que estão sendo substituídos, a vereadora Maninha dirigiu-se aos formandos. “Aos novos agentes, desejo sucesso”, disse.

‘Ajudar o próximo’
Para o formando Bruno Loir Vieira da Rosa, a formatura representa “o cumprimento de uma missão”. A partir de hoje, eu e os demais ADCs vamos cumprir os deveres com seriedade e responsabilidade. Vamos assumir a nossa missão, que é proteger e salvar vidas”, disse.

Para Gilmar Castanho, a formatura é “um grande orgulho e uma grande alegria e representa muito a minha vida”. “É a possibilidade de poder ajudar o próximo, muitas vezes até salvar a sua vida. Me dá uma grande honra e agradecimento a Deus por essa oportunidade”, afirmou.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!