Mostra Internacional do Cinema Negro será em formato digital no XI Copene

Mostra Internacional do Cinema Negro será em formato digital no XI Copene

Assessorias

A décima sexta edição da Mostra Internacional do Cinema Negro (MICN) acontece entre os dias 10 e 14 de novembro 2020, no formato digital, pela plataforma do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP). A programação faz parte do XI Congresso de Pesquisadores Negros (Copene), evento realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), responsável pela organização das ações.

A mostra cinematográfica de africanidade é um projeto acadêmico e cultural que discute as relações étnico-raciais. Segundo Celso Luiz Prudente, curador da MICN 2020, o objetivo é reafirmar o compromisso ético e militante com a contemporaneidade inclusiva do afrodescendente. “Para minha compreensão, o cinema negro é a filmografia de todas as minorias vulneráveis, que buscam na emergente categoria conceitual de dimensão pedagógica do cinema negro a construção da imagem de afirmação positiva, que é uma espécie de lugar de imagem, com a mesma lógica de lugar de fala”, explica.

Em 2020, a Mostra pretende homenagear algumas figuras históricas do cinema, como Grande Otelo, Ruth de Souza, Anselmo Duarte, José Carlos Bule e Zé Kety, que será o grande homenageado da celebração. No evento, personalidades e instituições que realizaram ações inclusivas, pelos esforços profissionais e institucionais, também serão homenageadas como destaque do ano. ”A intenção é reconhecer ações que visem a superação do preconceito e da marginalização sociorracial, e que permitam uma mobilidade inclusiva de amplitude holística no mercado de trabalho, em busca da cultura de paz”, destaca Prudente.

O e-book da Mostra reunirá apresentações e artigos temáticos de pesquisadores doutores das seguintes instituições: Escola de Comunicações e Artes, Editora da USP, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade de Brasília, Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Tocantins, Universidade Estadual de Roraima, Universidade do Estado da Bahia, Instituto Politécnico de Lisboa, Instituto Politécnico Macau/China e University of the Western Cape Africa do Sul. 

As inscrições para participar do XI COPENE estão abertas e devem ser feitas exclusivamente por meio eletrônico, na página do evento.

Texto: Vanessa Hrenechen    Foto: divulgação

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!