Zero Resíduos já coleta lixo de Carambeí

Zero Resíduos já coleta lixo de Carambeí

Cleucimara Santiago

Carambeí – A falta de coleta adequada do lixo pode trazer vários danos à saúde da população e aumentar as incidências de doenças e proliferação de insetos, moscas, baratas, ratos; animais hospedeiros que transmitem a dengue, leptospirose e a peste bubônica. O lixo não coletado pode ainda ser levado pela água da chuva, entupir bueiros e causar problemas ambientais.
Na sexta-feira(11), após a constatação de várias irregularidades na coleta do lixo doméstico das residências de Carambeí, foi realizado o distrato com a ProduServ e foi contratada, em caráter emergencial, a segunda colocada do edital, a empresa Zero Resíduos, que na segunda-feira (14) já executava o trabalho.
A Zero Resíduos publicou em suas redes sociais, a seguinte nota: “A Zero Resíduos informa que foi contratada em caráter emergencial pelo Município de Carambeí para execução dos serviços de coleta de resíduos sólidos urbanos”.
As coletas foram iniciadas na segunda-feira (14), com equipe parcial (diurna). Na quarta-feira (16) a equipe estará completa e realizando as coletas também no período noturno. Estima-se que até sexta-feira (18), a coleta estará cem por cento regularizada em Carambeí.

Histórico
A Zero Resíduos executou os serviços de coleta de resíduos em Carambeí desde o ano de 2013 até setembro de 2020, quando o contrato chegou ao fim. Agora, recontratada, a empresa reafirma seu compromisso de realizar os serviços com alto padrão de qualidade, em agradecimento à confiança depositada pela comunidade de Carambeí.

Opiniões
Segundo o vereador Paulo Valenga, Carambeí estava enfrentando problemas com a qualidade do serviço de coleta de lixo realizada na cidade.
Tudo começou quando o contrato com aa antiga empresa terminou e houve a necessidade de uma licitação emergencial para a contração de nova empresa.
Valenga apresentou graves denúncias contra a empresa responsável, vencedora da licitação e contratada pela prefeitura em outubro pelo valor de R$ 587 mil. O vereador que gravou um vídeo e compartilhou nas redes sociais, conta a reportagem do Página Um News que no início do contrato, até era compreensível que o serviço não estivesse a contento, por se tratar de uma empresa nova, que ainda não conhecia a rota e com funcionários novos, mas passados quinze, vinte dias os problemas persistiram.
Em busca de uma solução, o vereador encaminhou oficio à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no mês de outubro, solicitando explicações do porque da empresa não estar cumprindo a programação e obteve a resposta que os caminhões de coleta estavam com problemas mecânicos. Passados quinze dias e sem solução, o vereador encaminhou em novembro o segundo oficio ao executivo e teve a mesma resposta, porém, dessa vez foi informado que a empresa foi notificada. Mas, conforme Valenga, o problema não foi resolvido e só se agravou. Então o executivo municipal encaminhou um terceiro oficio que solicitou o distrato com a empresa, o que foi assinado na sexta-feira (11). É de se ressaltar que o contrato teria vigência até 18 de dezembro, mas seria impossível esperar até lá, mesmo restando alguns dias, destacou o vereador.

Valenga reclamou
Na semana passada, insatisfeito e atendendo as várias reclamações da população, o vereador foi pessoalmente conversar com os colaboradores da empresa e verificar as condições de trabalhos e equipamentos. Ele ouviu relatos dos funcionários e em sua inspeção, constatou que a empresa não tem um escritório em Carambeí, não dá condições adequadas de trabalho para os colaboradores, que os mesmos não têm os EPIS necessários e reclamam que não tem holerite de pagamentos. “Não é por culpa dos funcionários é porque a empresa não dá condições para os funcionários trabalharem. Para você ter ideia, tem funcionário que caiu do caminhão, quebrou o braço e está até hoje sem receber assistência nenhuma da empresa”, denuncia.
Valenga afirma, ainda, que a empresa tem apenas dois caminhões para realizar toda a coleta na cidade e na área rural, e que os mesmos estão sucateados, completamente fora do padrão, sem freios, com vazamento de óleo, trava de segurança quebrada que pode ceifar vidas, com receptores quebrados causando derramamento do lixo ou do chorume na via pública, além de pneus carecas, aparecendo os arames, colocando em risco a saúde da população e dos próprios colabores, podendo causar acidentes de trânsito.
O vereador, ainda, relembra que os caminhões coletores já se envolveram em dois acidentes na cidade, um com uma criança que ficou com sequelas e outro com um veículo de passeio. Ele afirma que a empresa não teria condições de prestar um serviço para cidade.

Antes do distrato
Para a reportagem do Página Um News, a presidente do Sindicato dos Empregados das Empresas de Conservação de Ponta Grossa e região ( SIEMACO), Maria Donizeti Alves Teixeira, disse, antes da assinatura do distrato, que estava ciente da situação dos trabalhadores e exemplificou como sendo de penúria e tristeza. Ela afirmou, na ocasião, que tinha encontrado muitas dificuldades junto a empresa que presta serviços de coleta em Carambeí, pois a mesma não responde aos ofícios encaminhados. No entendimento dela, o município é solidário a culpa, por contratar empresas de fora que não tem estrutura nenhuma, e o sindicato dos trabalhadores está tomando providencias jurídicas. Enviou oficio ao município e apresentou denúncia contra a empresa nos órgãos competentes e ao Ministério Público do trabalho. Também já solicitou a empresa – a época – que o trabalhador que sofreu acidente de trabalho seja atendido. O sindicato afirma que é a favor do encerramento do contrato com a empresa e cita que nossa região tem empresas sérias.
Através do telefone, nossa reportagem procurou a empresa ProduServ, com sede em Araucária, mas não obteve retorno.

*Com Redação

   

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!