UEPG recebe Deputado Aliel Machado para visita a obras no HU e Laboratório

UEPG recebe Deputado Aliel Machado para visita a obras no HU e Laboratório

Da Assessoria

Nesta sexta (04), o deputado federal Aliel Machado esteve na UEPG para conhecer o Laboratório Universitário de Análises Clínicas (Luac-UEPG), onde serão realizados testes de RT-PCR, e também acompanhar as obras do prédio da nova Maternidade, no Hospital Universitário. Na ocasião, foi recebido pelo reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Giovani Favero e pelas diretorias do HU e professores do Laboratório.

“Os investimentos do deputado na área da saúde são de grande impacto tanto acadêmico como social para a cidade e para toda a região, e ficamos agradecidos por ele ter escolhido a UEPG para fazer estes repasses de recursos”, afirma o reitor.

Testes para Covid-19

Em julho, o deputado anunciou a destinação imediata de R$ 850 mil para investimento no Hospital Universitário em ações de combate à pandemia do coronavírus. Parte deste valor foi utilizado para comprar testes de Covid-19. “Vivemos um período crítico e sabemos que a demanda por exames na região está por volta de dois mil semanais. Como representante em Brasília, temos que buscar auxiliar as instituições sérias e capazes de dar suporte técnico e humano nesse momento tão delicado. Desde o início da pandemia, o nosso mandato tem focado nas ações no combate ao coronavírus”, afirma Aliel.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPG, professor Giovani Favero, enfatizou a importância da participação dos representantes da sociedade, como o Deputado Aliel, para suprir e agilizar o bom funcionamento dos os órgãos públicos, e pontuou o ineditismo da realização de testes de biologia molecular na Universidade. “A UEPG possui docentes, discentes e agentes universitários habilitados para a realização dos exames de Biologia Molecular para diagnóstico do corona e outros vírus. As adaptações necessárias exigidas pela Vigilância Sanitária estão em vias de finalização e no início do ano que vem estaremos aptos a auxiliar na grande demanda de exames dos Campos Gerais”, comemora.

O Laboratório de Biologia Molecular do Luac-UEPG será o primeiro a realizar o diagnóstico genético e molecular nos Campos Gerais, como assinala o professor Bruno Ribeiro Cruz: “O laboratório de biologia molecular será credenciado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PR) para detectar o vírus SARS-CoV-2 em amostras da população da 3ª Regional de Saúde. Além disso, temos o potencial de realizar o diagnóstico através detecção e identificação do vírus do HIV, hepatites virais, citomegalovírus, vírus respiratórios como H1N1, influenza e outros microorganismos, além de planejar investigações de leucemias e de câncer. Essa instalação proporcionará um diagnóstico genético mais rápido e preciso aos pacientes da região”.

Nova Maternidade

O novo prédio, anexo ao HU, está em fase de acabamentos e tem cerca de 1300 metros quadrados, em dois pavimentos. A construção foi viabilizada por uma emenda parlamentar destinada pelo deputado Aliel Machado, no valor de R$ 4 milhões.

“Essa obra é a maior conquista do nosso mandato. Foi a maior emenda individual já destinada por um deputado federal ao município. Sinto-me muito honrado em poder contribuir para melhorar o atendimento em Saúde da nossa região”, disse Aliel. O deputado reforçou a importância das parcerias para a realização da obra, que chega em sua fase final. “É uma grande alegria ver esse sonho prestes a se realizar. Acompanhei todo o processo, desde a demanda por parte da direção, passando pelo projeto e execução. Em muitos momentos auxiliamos a UEPG e a direção do hospital em Brasília na busca pela conclusão da obra, que agora se aproxima. Quero parabenizar a todos os envolvidos no projeto que, tenho certeza, será de muita utilidade para a Saúde dos Campos Gerais”, destacou.

Texto: Aline Jasper | Foto: Aline Jasper e Jair Marques

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!