UEPG e Sebrae realizam evento para criar soluções tecnológicas no ambiente universitário

UEPG e Sebrae realizam evento para criar soluções tecnológicas no ambiente universitário

Da Assessoria

Na última terça-feira (01), aconteceu mais uma edição do Startup Garage, programa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em parceria com o Sebrae/PR. O evento desenvolve o potencial empreendedor com a participação de acadêmicos no processo de criação e validação de uma startup. Em Ponta Grossa, o programa foi realizado em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a startup Space.

O evento resultou na criação de cinco soluções tecnológicas. A ‘Startup Destaque’ da edição deste ano foi a Facilitei, que criou um aplicativo que auxilia acadêmicos a conhecer e promover fóruns e eventos dentro da universidade, além de permitir manifestações sobre o humor do acadêmico. “Por meio do aplicativo é possível se informar sobre eventos que estão acontecendo internamente e propor fóruns, já que muitos reclamam que não são ouvidos”, explica a estudante Júlia Stocco. A startup será incubada no Hub de Inovação da UEPG e ganhou subsídios para eventos da área e projetos do Sebrae/PR. A equipe da Facilitei é formada pelas acadêmicas de Engenharia de Materiais, Ana Beatriz Coelho e Júlia Estela Stocco, além da Engenheira de Software, Helen Torres.

A primeira parte do evento contou com workshops sobre times de alta performance, problemas e soluções, ideias e modelo de negócios. A segunda tratou do produto com temas como a validação de mercado, prototipação, canais de vendas e modelo financeiro. A última fase visou o planejamento de marketing, preparação para vendas, aspectos jurídicos, participação de investimentos e a banca com investidores.

“O Startup Garage fortalece o ecossistema de empreendedorismo local e regional. Nosso objetivo é incentivar a visão empreendedora nos acadêmicos e mostrar que é possível ter o próprio negócio”, diz a consultora do Sebrae/PR, Márcia Beatriz da Silva. A coordenadora do Centro de Educação Empreendedora (CEE) da UEPG, professora Cleise Tupich Hilgemberg, enaltece o sucesso do Startup Garage. “Acreditamos nesse projeto apesar de todas as dificuldades que surgiram no caminho, a exemplo da pandemia. Ajustamos a programação e fechamos essa edição com muito sucesso e com o engajamento dos acadêmicos que cresceram muito ao longo do processo”, ressalta.

Além da ‘Facilitei’ também foram criadas outras quatro soluções tecnológicas, como a Sday, aplicativo para contratação de trabalho temporário freelance; a FixJá, que é um aplicativo de oferta e demanda de trabalho especializado, sem morosidade; a Neighboor, aplicativo para a construção de uma rede de contatos entre vizinhos e seus serviços, e a Learning, uma plataforma de educação física escolar.

Texto: Julio César Prado                Foto: Divulgação

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!