UEPG abre vagas remanescentes para Bolsa Qualificação Cultural

UEPG abre vagas remanescentes para Bolsa Qualificação Cultural

Da Assessoria

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná (Secc-PR), abriu inscrições para vagas remanescentes do Programa Bolsa-Qualificação Cultural para Trabalhadores e Trabalhadores da Cultura no Paraná. Das 12 mil vagas disponíveis no início do Programa, 8272 profissionais já se capacitaram nos 399 municípios do Paraná. As inscrições seguem abertas até 9 de janeiro de 2022.

“Fizemos um esforço enorme para atender comunidades indígenas e povos tradicionais. Nossas equipes foram do interior ao litoral e atenderam diversos públicos que participam da cadeia produtiva da cultura”, ressalta o coordenador geral do Programa na UEPG, Carlos Willians Jaques Morais. Os participantes do Programa puderam ter aulas com palestrantes internacionais. “Tivemos palestrantes da Itália que falaram sobre ópera, por exemplo. Então são cursos muito bons, qualificados, do ponto de vista pedagógico e formativo”, salienta.

As 3738 vagas serão preenchidas pelos candidatos que se encaixem nos critérios estabelecidos no edital. “Esses artistas, trabalhadores da cultura, ao estarem conosco, também vão fazer parte da comunidade universitária nesse momento. A Universidade cumpre o seu papel toda vez que qualifica, dá formação e atua socialmente junto às comunidades”, finaliza Carlos.O contemplado receberá uma bolsa de R$ 3 mil (em 3x de R$ 1 mil), para assistir aulas divididas em 3 módulos de 40 horas. O recurso provém da Lei Aldir Blanc, lei federal de auxílio emergencial aos trabalhadores e trabalhadoras da Cultura no Brasil. Os cursos oferecidos são da área de Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Dança; Literatura, Livro e Leitura; Música; Ópera; Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares; Teatro; e Técnicos.As aulas acontecerão na modalidade Ensino à Distância (EaD), porém, os interessados que não tiverem acesso à internet poderão solicitar material impresso à UEPG. Podem se inscrever trabalhadores e trabalhadoras do setor cultural, que residam no Paraná, com idade mínima de 18 anos e atuação comprovada na área de, no mínimo, dois anos. As inscrições acontecem por meio do link: inscrições UEPG.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!