UEPG abre inscrições para os 66º Jogos Estudantis da Primavera nesta terça-feira

UEPG abre inscrições para os 66º Jogos Estudantis da Primavera nesta terça-feira

Da Assessoria

Nesta terça-feira (10), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abre as inscrições para os 66º Jogos Estudantis da Primavera (JEPs). O evento acontece de 24 de setembro a 03 de outubro e terá 13 modalidades, sendo seis eletrônicas, como xadrez e e-games. Os JEPs são organizados pela Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR) e se consagram como os jogos estudantis mais antigos do Brasil. Assim como a do ano passado, esta edição terá medidas de biossegurança contra a Covid-19, para proteger os participantes.

A data limite de inscrições são distintas para cada modalidade. Interessados na corrida rústica têm até 30 de agosto para se inscreverem. Para as demais modalidades, as inscrições seguem abertas até 10 de setembro.Leandro Vargas, coordenador dos Jogos, explica que, em virtude da pandemia, algumas modalidade seguem de fora. “Porém, nós decidimos aumentar a quantidade de modalidades presenciais que irão respeitar as medidas de distanciamento e contato físico”, explica. Dentre as modalidades presenciais individuais, o JEPs terá badminton, tênis de mesa, corrida rústica e ciclismo. Nas presenciais coletivas o evento conta com futebol society, basquete e futsal. Os esportes coletivos serão adaptadas: “O basquete terá disputa de habilidades e lances livres; no society disputa de pênalti; e no futsal teremos disputa de artilheiros, de dois contra dois, sem contato físico”.

O JEPs também conta com um protocolo de ação e prevenção sanitária, com instruções para atletas, organização e arbitragem, como o distanciamento nos locais de concentração, uso de máscara em todas as modalidades, álcool em gel e higienização constante das mãos. “Estamos vendo, junto ao laboratório da UEPG, para que os atletas possam realizar o teste Covid 48h antes da competição, o qual deverá ter resultado negativo para que ele possa jogar”, adiciona Leandro. Atletas que já tenham sido totalmente imunizados com a vacina terão de apresentar apenas a carteira de vacinação.

A abertura está prevista para acontecer de maneira remota, sem o tradicional desfile de abertura. O ciclismo, corrida rústica e e-games são abertos ao público em geral, não apenas aos alunos do ensino médio e superior. A competição da corrida rústica e do ciclismo acontecerão no Campus Uvaranas, com trajetos de 5Km e 10Km.

Os JEPs contam com o apoio do Departamento de Educação Física, Departamento de Desportos e Recreação, Secretaria Municipal de Esportes e Recreação de Ponta Grossa, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico, Pró-Reitoria de Planejamento, Pró-Reitoria de Administração e Prefeitura do Campus. Inscrições e regulamento de cada modalidade estarão no site dos jogos a partir desta terça.

Texto: Jéssica Natal | Foto: Fábio Ansolin

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!