Tibagi adere ao Programa de Compras Públicas do Sebrae para fortalecer empresários locais

Assinatura do termo ocorreu durante seminário regional em Telêmaco Borba; iniciativa visa capacitar servidores e incentivar micro e pequenas empresas do município a disputarem licitações da Prefeitura

Da Assessoria

Tibagi – A Prefeitura Municipal de Tibagi, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, formalizou na última sexta-feira (21) a adesão ao Programa de Compras Públicas do Sebrae/PR. A assinatura do termo foi realizada pelo secretário da pasta, Paulo Martins, durante o 1º Seminário de Compras Públicas, realizado em Telêmaco Borba com foco no fortalecimento dos pequenos negócios da região.

A iniciativa tem como objetivo estratégico utilizar o poder de compra do poder público municipal como um indutor de desenvolvimento econômico. Por meio da metodologia do Sebrae, o município passará a estruturar ações para qualificar Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) de Tibagi, preparando os empreendedores locais para fornecerem produtos e serviços à administração municipal com segurança e competitividade.

Dinamização da economia e Escritório de Compras

Com a adesão, Tibagi avança na implementação de ferramentas como o Escritório de Compras, canal direto de conexão entre o setor de licitações da Prefeitura e o empresariado local. A ferramenta auxilia no suporte técnico, desmistifica os processos licitatórios e orienta os empresários sobre regularização documental e atendimento aos editais públicos.

O foco central é fazer com que os recursos aplicados pela Prefeitura permaneçam e circulem dentro da própria economia tibagiana, fortalecendo o comércio e a prestação de serviços locais em vez de direcionar as demandas exclusivamente a empresas de fora.

Qualificação de servidores e conformidade legal

Além do suporte à classe empresarial, o programa prevê a capacitação e atualização dos servidores municipais que atuam diretamente no planejamento, elaboração de editais e condução dos processos de compras públicas. O treinamento aprofunda o domínio da legislação vigente e de boas práticas de gestão de riscos.

O evento em Telêmaco Borba reuniu cerca de 100 participantes, entre prefeitos, secretários, agentes de desenvolvimento e representantes do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e do Ministério Público de Contas (MPC-PR). Os debates reforçaram que o fomento ao comércio local e o rigor dos mecanismos de controle interno e transparência caminham juntos na gestão pública.

Potencial regional

Dados apresentados no seminário apontam que as prefeituras da área de abrangência da Regional Centro do Sebrae/PR movimentaram R$ 3,2 bilhões em compras públicas em 2025. Desse total, cerca de 43% foram destinados a contratações de pequenos negócios — um cenário que evidencia as oportunidades abertas para os empreendedores de Tibagi a partir da nova estruturação das compras governamentais.

Com a assinatura do termo, a Secretaria de Indústria e Comércio dará início ao cronograma de capacitações internas e ao planejamento das ações de orientação voltadas aos empresários do município.

Participe do grupo no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.