Superintendente Aldo Bona visita projetos da UEPG

Superintendente Aldo Bona visita projetos da UEPG

Da Assessoria

Nesta quarta-feira (25), o Superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, esteve na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para visitar o Laboratório de Biologia Molecular vinculado ao Laboratório Universitário de Análises Clínicas e o Museu de Ciências Naturais.

Segundo o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, ambos os projetos são importantes para a instituição. “Nós estamos credenciando o Laboratório de Biologia Molecular no Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) para sermos um dos laboratórios de testagem de Covid-19 RT-PCR, o que vai permitir que a gente acelere os resultados dos testes feitos em Ponta Grossa. Além disso, o Superintendente Aldo Bona também visitou o Museu de Ciências Naturais para conhecer essa nova estrutura que estamos criando e dialogar sobre as ações futuras nesse espaço”, informa.

De acordo com Aldo Bona, “o laboratório de biologia molecular é qualificado e servirá ao Paraná, à toda a região. Ficará como um legado da pandemia para todas as estruturas de saúde terem de maneira local diagnósticos adequados, precisos, com qualidade e com segurança acima de tudo para os colaboradores”, afirma.

O Coordenador do laboratório, Bruno Ribeiro Cruz, explica que a capacidade atual é para aproximadamente 60 testes por dia, mas com o projeto de ampliação que está sendo realizado pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e pela Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), a equipe poderá ampliar a capacidade para em torno de 100 amostras por dia.

O projeto também prevê para a UEPG a entrega de um robô de extração do material genético do vírus e um ultrafreezer de 80 graus negativos, que será utilizado para guardar as amostras, bem como os reagentes do laboratório de forma adequada. “Esses equipamentos vão dar muito mais segurança para o pessoal do laboratório e ajudar a fornecer mais qualidade e padronização nos testes de Covid-19 realizados”, diz Bruno.

Além dos testes de Covid-19, o laboratório poderá fazer a detecção por biologia molecular de outros tipos de vírus e também diagnósticos de câncer e leucemia, conforme explica Bruno. “Esse é o nosso intuito com o laboratório no futuro. Nós gostaríamos de agradecer ao Aldo Bona, à Seti e Sesa pelo apoio e por terem cedido à Universidade três bolsistas que ajudaram a montar o laboratório. Agora estamos aguardando a visita da vigilância sanitária, que irá fazer a liberação para que possamos começar os testes”.

Durante a visita, o Superintendente também destacou o projeto do Museu de Ciências Naturais da UEPG, que está em fase de finalização. “Esse é um projeto bem concebido, uma ideia que certamente servirá para o ensino, pesquisa e extensão e conectará a UEPG ainda mais à educação básica e, portanto, um projeto de grande alcance e envergadura”, reforça. “Eu saio positivamente impressionado com o que vi e com a perspectiva de crescimento dessas iniciativas. O que estiver ao alcance da Seti, nós iremos apoiar”, diz Aldo Bona.

Texto: Vanessa Hrenechen    Foto: Aline Jasper

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!