Setembro Amarelo terá caminhada e atividades na Praça Manoel Ribas

Setembro Amarelo terá caminhada e atividades na Praça Manoel Ribas

Da assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado (10), a partir das 10h, no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a “Caminhada #juntospelavidaCastro” com saída do início da Rua Dr. Jorge Xavier da Silva até a Praça Manoel Ribas.

Especialistas em saúde mental farão um bate papo com a comunidade em tenda montada na praça, além de entrega de materiais de orientação, atividades de yoga e de respiração para alívio da ansiedade e stress.

As atividades alusivas ao Setembro Amarelo também estão sendo levadas para as escolas com orientação na prevenção ao suicídio e valorização da vida.

O coordenador de projetos da secretaria, Diogo de Paula Nocera, destaca que a expectativa é receber um grande público na caminhada e nas atividades na praça. “É um mês dedicado ao debate do tema com orientações focadas na prevenção. Esperamos a participação da comunidade para chamar a atenção sobre a saúde mental”, disse.

Prevenção

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”.

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. 

Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade. 

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!