Segunda fase do Programa Bolsa Qualificação Cultural tem 7.160 inscritos

Segunda fase do Programa Bolsa Qualificação Cultural tem 7.160 inscritos

AEN

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) encerrou no domingo (9) as inscrições para as 3.738 vagas remanescentes do Programa Bolsa Qualificação Cultural. No total, 7.160 trabalhadores e trabalhadoras da Cultura se inscreveram nesta segunda fase. A UEPG deve divulgar o resultado das inscrições deferidas no dia 24 de janeiro. 

Para a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, o número expressivo de inscrições na segunda fase demonstra a importância do programa no cenário pandêmico. “Com a Bolsa Qualificação conseguimos conciliar o conhecimento a uma renda importante para os trabalhadores e trabalhadoras da Cultura num momento em que a pandemia ainda traz seus impactos e incertezas”, afirma. 

Mais de 13 mil pessoas se inscreveram no primeiro edital. Destas, cerca de 8 mil tiveram sua inscrição deferida na primeira edição e finalizaram o programa. A nova fase é voltada para quem não participou da primeira edição.

O programa, que utiliza recursos da Lei Aldir Blanc, oferece vagas nos variados segmentos de arte e cultura em três módulos de aprendizado para pessoas físicas, residentes no Paraná. Ao final de cada módulo, o participante tem direito a receber R$ 1 mil, totalizando R$ 3 mil ao final do curso.

Fruto de um termo de cooperação técnica entre a Secretaria estadual da Comunicação Social e da Cultura (SECC) e a UEPG, o programa oferece um total de 12 mil vagas, operacionalizadas pela universidade, responsável pelos cursos e pagamento dos cursistas. 

Participantes da primeira fase que por algum motivo não concluíram um módulo, ou tiveram pontuação insuficiente para a conclusão de algum deles, terão uma segunda oportunidade, sem a necessidade de refazer a inscrição.

Aqueles que se encaixam nessa situação receberão e-mail e mensagem via WhatsApp, até o final de janeiro, para confirmação do interesse em participar dessa segunda edição. As aulas da segunda fase acontecem entre 1º de fevereiro de 2022 a 24 de março de 2022.

Sobre os cursos

Os cursos terão duração total de 120 horas, divididas em três módulos de 40 horas cada, no período de 1º de fevereiro a 24 de março de 2022. O primeiro módulo é comum a todos os segmentos, e o segundo e o terceiro são específicos para cada segmento do setor cultural: Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Dança; Literatura; Livro e Leitura; Música; Ópera; Povos; Comunidades Tradicionais e Culturas Populares; Teatro; Técnicos que atuam na cadeia produtiva da cultura.

Os cursos do Programa Bolsa Qualificação Cultural são ofertados na modalidade de Educação a Distância, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UEPG. Assim como na primeira edição, participantes de comunidades quilombolas, aldeias indígenas ou que não possuem acesso à internet poderão solicitar material impresso por meio de facilitadores.

A Universidade disponibiliza os seguintes canais de atendimento referentes ao programa: WhatsApp:(42) 99993-8626 e e-mail [email protected].

Redação Página 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.