Região registra saldo positivo na criação de empregos, com exceção de Arapoti e Castro

Região registra saldo positivo na criação de empregos, com exceção de Arapoti e Castro

Emerson Teixeira

O Ministério do Trabalho e Previdência divulgou, nesta quarta-feira (26), o balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para o mês de setembro é de 278.085 empregos com carteira assinada no país.

Na região dos Campos Gerais, entre as cidades do interior onde circula o Jornal Página Um, mais uma vez Telêmaco Borba é destaque na geração de empregos, com um saldo positivo de 205 novos postos de trabalho, seguido do município de Jaguariaíva, que fechou o mês de setembro com 163 cidadãos com carteira assinada.

Em dois municípios a conta não fechou positiva. Em Arapoti o número de demissões foi maior que os contratados e, dessa forma, o saldo foi negativo em -0,25% o que representou que 321 foram demitidas frente a 304 contratações. Cenário parecido viveu Castro, onde 706 castrenses conquistaram o emprego com carteira assinada, de outro lado, 711 foram demitidos, oscilação negativa de -0,035%.

Telêmaco

De acordo com o gerente da Agência do Trabalhador de Telêmaco Borba, James Siqueira, no acumulado do ano, o primeiro semestre foi tímido, já no segundo semestre houve um crescimento na oferta de vagas de empregos formais. “Por exemplo, construção de terceiras vias na rodovia entre Imbaú e Telêmaco, recapeamento do asfalto da rodovia entre Tibagi e Telemaco, são várias vagas que surgiram, agora a Klabin está iniciando um novo projeto, apesar de ser em Ortigueira, as empresas que estão contratando ficam todas em Telemaco, devido ao tamanho da cidade, é algo que está puxando o emprego para cima, outra coisa, nós estamos numa época que o comercio contrata muito, principalmente, setembro, outubro e novembro devido ao final do ano, é outro fator que eleva o número de contratações”, detalha.

James conta que a campanha eleitoral ajudou a fechar o saldo positivo. “Nós tivemos vários candidatos aqui da cidade na qual eles fizeram várias contratações para o pessoal trabalhar na campanha eleitoral, apesar de ser pouco tempo, mas foram várias pessoas contratadas”, cita.

Líder do Paraná
Ponta Grossa destoa no cenário da criação de empregos e no mês de setembro ultrapassou Curitiba. A Princesa dos Campos fechou o balanço com um saldo positivo de 638 novas vagas, enquanto a capital do Estado contabilizou 260 novos postos de trabalho. O setor de serviços foi o que mais gerou oportunidades, sendo 455 novos contratados.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!