Quase 8 mil palmeirenses já receberam aplicação de vacina contra a Influenza

Quase 8 mil palmeirenses já receberam aplicação de vacina contra a Influenza

Da Assessoria

Palmeira – A vacinação contra a Influenza em Palmeira atingiu a marca de 7.925 doses aplicadas no município, de acordo com o relatório emitido pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (25), o que corresponde a 55,3% do total do grupo que deve ser vacinado. Nesta etapa da campanha recebem a vacina as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto), idosos, pessoas com comorbidades, profissionais da área da saúde, professores e trabalhadores de transporte coletivo.

Até o momento já foram vacinadas 2.787 crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias (101,7% do total), 264 gestantes (69,6%), 60 puérperas (96,2%), 4.080 pessoas com 60 anos ou mais (83,7%), 417 profissionais da saúde (70,8%), 236 pessoas com comorbidades (6,7%), 78 professores (15,8%) e três trabalhadores de transporte coletivo totalizando, 7.925 doses aplicadas (55,3%). A meta total de Palmeira é aplicar 13.895 doses, incluindo também grupos que receberão a vacina futuramente.

As vacinações são realizadas nas 15 Estratégias de Saúde da Família do Município, nas terças e quartas-feiras. A aplicação das doses nas pessoas idosas é agendada pelas equipes das ESFs do bairro de referência do paciente.

Nos demais dias da semana (segundas, quintas e sextas-feiras) acontece a vacinação da Campanha contra a Covid-19. As demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação seguem sendo aplicadas em todas as Estratégias de Saúde da Família do Município, de segunda a sexta-feira.

O usuário que for receber a vacina deve levar à unidade de saúde os documentos necessários à vacinação: carteira de vacinação e cartão do SUS. Também é imprescindível o uso de máscara e a manutenção do distanciamento social, evitando aglomerações.

Doses recebidas

Desde o início da campanha de vacinação contra a Influenza em Palmeira o município já recebeu 11.440 doses, através da 3ª Regional de Saúde. A última remessa recebida foi na terça-feira (22), com três mil doses. Elas foram destinadas às pessoas com 60 anos ou mais (1.310 doses), trabalhadores da educação (120), pessoas com comorbidades (980), pessoas com deficiência permanente (360), caminhoneiros (170), trabalhadores do transporte coletivo (20), trabalhadores das forças de segurança e salvamento (20) e funcionários e população privada de liberdade (20).

Vacina

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o Coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!