Da Assessoria
Piraí do Sul – Projeto de lei em trâmite na Câmara de Vereadores institui o dia 5 de março como feriado municipal em Piraí do Sul, em reconhecimento ao aniversário da cidade. A proposta foi entregue ao Legislativo na sessão ordinária desta semana.
A peça de lei das vereadoras Mariana Zadra e Silvia Dalcol e dos vereadores Rogério Santos, Carlinhos do Gás, Jairo Atleta, Paraílio King e Professor Valentim altera o calendário oficial do município ao suprimir o feriado do dia 23 de abril.
Na justificativa, o projeto modificativo se apoia na data de nascimento de Piraí do Sul que se deu há 141 anos, em 5 de março de 1881, pela Lei nº 631 do presidente da Província do Paraná, João José Pedrosa. Esta é a data em que o município se separa de Castro e tem a autonomia para tomar as suas próprias decisões políticas e administravas.
O aniversário da cidade atualmente é comemorado no dia 23 de abril, data da instalação Comarca de Piraí do Sul (quando o município passou a deliberar de forma independente as suas demandas judiciais, a partir do ano de 1946). O feriado foi instituído pela lei nº 382/1975, para viabilizar a realização dos grandes desfiles cívicos da comunidade na época, já que 5 de março era muito próximo do início do calendário letivo das escolas, o que dificultaria a organização do evento.
A mudança dos feriados, segundo vereadores, é baseada em documentos históricos e vai sanar qualquer equívoco sobre o aniversário da cidade. “O projeto foi elaborado para que a história do nosso município seja reconhecida da maneira que ela realmente é pelos nossos cidadãos piraienses e que no futuro nossas gerações possam ter conhecimento dessa história e orgulho de um povoado da Lança que se tornou a cidade de Piraí do Sul, uma cidade acolhedora, com pessoas batalhadoras, com uma agricultura forte e com o progresso sempre adiante”, justifica a proposta de lei.