Programa Feira Verde já retornou em Carambeí

Programa Feira Verde já retornou em Carambeí

Da Assessoria

Carambeí – O programa que troca hortifruti por material reciclável, o Feira Verde, retornou na quinta-feira (7) e segue nesta sexta-feira (8) com mudanças que envolvem um maior número de beneficiados. A Associação dos Pequenos Produtores de Carambeí (APRUCAR) integra o programa com o repasse de produtos como verduras, pães e geleias. A Cooperativa Ambiental de Carambeí (COPAM) recebe todo material recolhido e a comunidade ganhou mais itens na troca. O Feira Verde segue uma agenda de dois dias por mês sendo hoje e amanhã neste mês de outubro, em novembro nos dias 4 e 5 e em dezembro nos dias 2 e 3, sempre às quintas e sextas-feiras.

O secretário Municipal de Desenvolvimento, Pedro Meijer, destaca que a principal mudança é o envolvimento da APRUCAR que repassa as verduras frescas, higienizadas e embaladas e ainda pães fresquinhos e geleias de frutas locais. “Com a inclusão dos produtos locais, os benefícios do programa foram estendidos, além da população que participa trazendo o reciclável e trocando por alimentos, e a COPAM que vê sua produção de recicláveis aumentar consideravelmente”, acrescenta o secretário. Pedro Meijer, comenta que o programa gradativamente apresentará mudanças significativas como ampliação de mercadorias oferecidas com a inclusão de produtos de origem animal como mel, leite, ovos, bebidas lácteas e queijos.

O secretário Municipal do Meio Ambiente, Valdemar Bartmeyer, que coordena o programa, conta que em breve o Feira Verde sofrerá modificações na troca. Explica que atualmente o programa permite que as pessoas possam trocar até 40 quilos de recicláveis por 10 quilos de alimentos, proporção 4/1, sendo um problema. “Os 10 quilos de alimentos têm prazo de validade curto e o programa tem previsão para ser feito apenas uma vez por mês, o alimento do Feira Verde estará na mesa do cidadão apenas alguns dias do mês. A ideia é trocar o reciclável por vales, aos poucos, em pontos específicos garantindo alimentos frescos durante vários dias do mês”, descreve Bartmeyer.

O secretário acrescenta que a coordenação do Programa Feira Verde envolve diretamente a secretaria de Meio Ambiente, porém, conta com parcerias de outras secretarias que estão trabalhando para promover as mudanças e com isso melhorar ainda mais esse benefício a população e a todos os envolvidos.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!