Profissionais da saúde participaram de treinamento para aperfeiçoar protocolo de atendimento da Covid-19 em Palmeira

Profissionais da saúde participaram de treinamento para aperfeiçoar protocolo de atendimento da Covid-19 em Palmeira

Da Assessoria

Palmeira – Profissionais da área da saúde participaram de treinamento nesta quarta-feira (3), visando melhorar a qualidade e a velocidade do atendimento aos pacientes com casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

O evento aconteceu no auditório principal da Central de Atendimento ao Cidadão e reunião servidores do Pronto Atendimento, da Santa Casa e atendentes de Unidades Básicas de Saúde.

O treinamento foi ministrado pela professora Elise Reis, coordenadora do curso de Medicina da UEPG, e por alunos da instituição que participam da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência. Os participantes acompanharam a instrução teórica sobre o assunto e na sequência participaram das instruções práticas.

“Devido a pandemia, os hospitais estão ficando superlotados, o que faz com que os pacientes acabem procurando diretamente as unidades básicas e pronto atendimento. Não é o perfil de atendimento da unidade básica receber os pacientes em condições já desfavoráveis, como acontecem nestes casos. Por isso a importância deste treinamento com os profissionais que passam por estas situações”, enfatizou Reis.

O prefeito Sérgio Belich destacou o auxílio que o treinamento dará aos trabalhadores da saúde. “Sabemos que nossos servidores estão exaustos pela situação atual, que exige muito esforço, porém continuam trabalhando com muita eficiência. Esse treinamento foi pensando para melhorar os protocolos de atendimento em nosso município e obter resultados ainda melhores para salvar vidas”, disse.

Atual situação

Giovatan de Souza Bueno, secretário de Saúde, aproveitou a oportunidade para falar sobre a atual situação da área da saúde. “Infelizmente chegamos ao ponto de estarmos com todos os leitos no município ocupados e os hospitais de referência da região lotados. É o resultado das festas e encontros que parte da população ainda insiste em realizar. Espero que essas pessoas estejam ao menos refletindo sobre o que fizeram e como contribuem para chegarmos nesta situação triste”, descreveu.

Giovatan também comentou sobre a nova cepa do Coronavírus. “A idade dos pacientes internados já mudou, graças a essa mutação do vírus. Agora a maioria dos tem entre 30 e 50 anos e o vírus está mais agressivo. Peço a colaboração da população no enfrentamento ao Covid-19, pois a situação está cada vez mais grave”, disse.

O secretário também revelou que o município recebeu equipamentos para auxiliar os profissionais da saúde. “Na terça-feira recebemos três respiradores e já solicitamos ao Ministério da Saúde quatro bombas de infusão e monitores. Queremos melhorar nosso atendimento e para isso também precisamos cada vez mais melhorar nossa estrutura”, contou Bueno.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!