Professores da UEPG são contemplados com Bolsa de Produtividade em Pesquisa

Professores da UEPG são contemplados com Bolsa de Produtividade em Pesquisa

Da Assessoria

Onze professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foram contemplados com Bolsa de Produtividade em Pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os docentes selecionados foram Augusta Pelinski Raiher, Carolina Weigert Galvão, Egon Schnitzler, Fabiano Manoel de Andrade, Francisco Carlos Serbena, Jefferson Mainardes, José Danilo Szeech Junior, Karina Janz Woitowicz, Maria Isabel Moura Nascimento, Nevio Campos e Pedro Henrique Weirich Neto.

O objetivo das bolsas é valorizar os pesquisadores que possuem produção de destaque em suas áreas do conhecimento, além de incentivar um aumento na produção científica, tecnológica e da inovação de qualidade. Conforme o CNPq, há dois grupos nos quais os professores podem concorrer. Na categoria 1, os pesquisadores podem ser enquadrados em quatro diferentes níveis (A, B, C ou D), com base comparativa entre os seus pares e de acordo com os dados dos últimos dez anos das carreiras. Na categoria 2, não há especificação de nível, sendo avaliada a produtividade dos pesquisadores, com ênfase nos trabalhos publicados e orientações, ambos referentes aos últimos 5 (cinco) anos.

Para o professor Jefferson Mainardes, único docente da UEPG contemplado na categoria 1, “a aprovação da bolsa de produtividade é um estímulo importante para a continuidade das pesquisas e publicações. Mainardes que já era bolsista CNPq e estava no nível D, comemora a ascensão para o nível B. “Entendo que o fato de ter recebido a progressão de um nível de bolsa é um aspecto muito significativo tanto para mim, como pesquisador, como para a UEPG”, afirma.

A professora Augusta Pelinski Raiher, que também já atuava como bolsista do CNPq na categoria 2, conta sobre a experiência de conquistar novamente um lugar na lista. “Para mim é um reconhecimento dentro da área científica, principalmente dentro da minha área de atuação que é economia regional. Isso mostra que eu estou seguindo o caminho correto na academia e que estou conseguindo evoluir, o é muito importante para a carreira acadêmica”, afirma. Na categoria 2 também está Karina Janz Woitowicz, professora do departamento de Jornalismo desde 2002, e da pós-graduação em Jornalismo desde 2013, ano em que foi implementado o programa. De acordo com Karina, essa é a primeira vez que o mestrado em Jornalismo da UEPG possui representante contemplada com bolsa CNPq de produtividade em pesquisa.

Texto: Vanessa Hrenechen

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!