Professora Priscila Larocca da UEPG morre de Covid

Professora Priscila Larocca  da UEPG morre de Covid

Cleucimara Santiago

Ponta Grossa – Familiares, alunos, professores e amigos lamentaram na tarde desta segunda-feira (11), a morte da professora Priscila Larocca. Priscila lutava contra um câncer e não resistiu as complicações da Covid-19, ela estava internada no Hospital Bom Jesus, desde o dia 23 de dezembro. Priscila era muito querida em toda a comunidade acadêmica, ela atuava no Departamento de Educação da UEPG, lecionando Psicologia da Educação e disciplinas afins nos Cursos de Pedagogia e Licenciaturas, era coordenadora do Nupepes – Nucleo de Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social. Há menos de um mês, o tio de Priscila, professor da UEPG, Laerte Larocca, faleceu também vitima de Covid-19.

O professor Jefferson Mainardes lamentou a morte da colega  “Dia de tristeza e luto pelo falecimento da minha colega de Departamento, Profª Dra. Priscila Larocca, por complicações da Covid-19. Dedicava-se ao estudo de Psicologia da Educação e do ensino de Psicologia da Educação. Ao todo, foram 31 anos trabalhando juntos. Muita tristeza.”

“Priscila Larocca, gentil, amigável, lutadora incansável da Educação e da Democracia. Foi minha orientadora de mestrado e aprendi demais com ela! Orientadores são eternos e assim você será para mim! Vá em paz minha amiga”, postou Jonathan Molar.

O Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Estadual de Ponta Grossa postou a seguinte homenagem “Homenagem para a nossa colega, amiga e companheira. Professora Priscila Larocca, falecida no dia de hoje, deixa um legado humano e profissional para a UEPG, para a educação em Ponta Grossa, no Paraná e no Brasil, para todos nós que convivemos com ela, como seus alunos e alunas, como seus colegas, companheiros e companheiras de luta. Não há como falar da companheira Priscila Larocca sem mencionar a sua energia e alegria, sua capacidade de motivar e formar para a justa indignação que faz querer mudar o mundo. Professora Priscila graduou-se em Ciências e em Pedagogia e titulou-se Mestre e Doutora em Educação pela UNICAMP- Universidade Estadual de Campinas/SP. Desde 1988 trabalhou como professora em vários Cursos da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde atuou também no Programa de Mestrado em Educação, como docente e pesquisadora em Ensino-Aprendizagem. Formou gerações de educadores, de professores engajados na causa cotidiana da educação e da formação humana. Participou ativamente da fundação da Associação de Professores da Educação Básica do Estado Paraná, esteve presente nas primeiras lutas para a consolidação da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa, desde 1988, mais tarde transformada em Sindicato único dos trabalhadores da UEPG para, então, consolidar-se no SINDUEPG, como o conhecemos hoje. A sua presença na luta docente sempre foi farol para seus colegas, sua clareza e compromisso nas inúmeras lutas de que participou foram e sempre serão referência para os compromissos que temos com a nossa carreira mas também com o sentido maior de atuar para a formação superior em um país como o Brasil. No Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, o nome da Professora Priscila Larocca sempre esteve e estará associado à sua imagem de trabalho, de amizade, companheirismo e, principalmente, energia. A lembrança de encontrá-la pelos corredores do Bloco B ou no estacionamento do Campus Central, em muitas sextas-feiras, ao fim das últimas aulas do noturno, ilumina a memória e faz crer que uma mulher como ela é exemplo para todas nós, que fomos formadas pelas lutas sedimentadas por ela e pela sua geração. O compromisso da Professora Priscila Larocca com a UEPG foi marcado pela sua profunda valorização do espaço e da atuação em sala de aula, seu compromisso em fazer-se presente nos debates colegiados, nos espaços de diálogo compartilhado nos lembram, desde sempre, que é no contato humano e no diálogo que a vida se realiza e se desenvolve de modo a tornar cada um sujeito de suas escolhas e destino.
Sentiremos muito falta da Professora, da colega, da amiga e da companheira Priscila Larocca. Que a sua memória nos console, que a sua alegria permaneça como lembrança e inspiração para nós, que hoje choramos.”

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!