Piraí do Sul inaugura base do SAMU

Piraí do Sul inaugura base do SAMU

O município de Piraí do Sul inaugurou na manhã desta sexta-feira (02), a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Desde o mês de junho, o município conta com operação do SAMU Regional, com contrato firmado junto ao Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU), e na manhã desta sexta-feira (02) deu início a operação municipal com uma base para ambulância de suporte básico. “Esse momento é muito importante, não somente como gestor de saúde, mas como cidadão”, destacou o secretário municipal de Saúde, Julio Sandrini.

Para o secretário a operação do SAMU no município é de suma importância. “A população já começa a sentir a diferença que faz no município. Em situações onde o risco do transporte sem este suporte é enorme”, avalias, lembrando ainda que na hora da emergência a maioria da população é atendida via SUS. “Não importa a classe”, completa.

Além da ambulância de suporte básico, os piraienses podem ser atendidos, conforme a emergência com ambulâncias de suporte avançado e também o helicóptero. “Próximos do município temos três ambulâncias alfa que pode vir realizar os atendimentos, em Castro, Telêmaco Borba e Ponta Grossa”, enumera Sandrini.

Conforme o diretor do CIMSAMU, Jaime Menegoto a viabilização do SAMU Regional em Piraí do Sul e outros 18 municípios da região se deve a implantação do Consórcio. “Fazemos o serviço de saúde em rede. Não são só as ambulâncias. A Central de Regulação garante atendimento adequado para os 19 municípios e seus 835 mil habitantes”, esclarece.

O diretor elogiou a atuação do município, que, em um período de quatro meses, construiu a base do SAMU Regional. “Piraí fez o dever de casa e hoje deixa esse legado para a população”, exulta.

O prefeito José Carlos Sandrini destacou o sistema articulado do SAMU quanto aos serviços de saúde. “Agora conseguiremos atender antecipadamente as emergências, com chamadas e todo o suporte. Investimos em uma rede de saúde para atender as pessoas quando elas mais precisam”, destacou. Para o chefe do executivo o serviço contribuirá e muito. “É um salto de qualidade e rapidez nos atendimentos. Um marco no município. Estamos promovendo o resgate da dignidade do povo piraiense”, finaliza.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!