Paróquia de Piraí do Sul celebra festa com novenas e show

0 18

Da Assessoria

Piraí do Sul – A cidade de Piraí do Sul vive em dezembro um mês de comemoração e alegria. Além do Natal, a paróquia celebra seus padroeiros e protetores: Senhor Menino Deus e Nossa Senhora das Brotas. Este ano, com motivos a mais para comemorar já que a festa em honra ao Senhor Menino Deus completa 150 anos, os festejos têm como tema ‘Com Maria em missão, vivo a minha vocação’. Sua programação, iniciada no último dia 15, com a ‘missa dos festeiros’, às 19h30, matriz, segue com as tradicionais novenas, entre os dias 16 e 24.

Após as novenas, os paroquianos se reúnem na praça da igreja matriz para acompanhar apresentações artísticas, bingos, leilão de bolos e exposição de fotografias. A mostra de fotos foi pensada justamente para marcar a 150ª edição da festa. A comunidade foi convidada a trazer fotografias que mostrassem a paróquia, em especial, nos dias de festa. As imagens foram digitalizadas e impressas, segundo explicou o organizador, diácono Paulo Henrique Capillé Fernandes. “Chegaram várias fotos, entretanto, muitas não remetiam ao tema ‘Festa do Senhor Menino Deus’. Recebemos, então, várias fotos do acervo do Dico (Ricardo Martins Szesz Filho, historiador). A mais antiga é uma de 1810, que está junto ao tijolo, que estava na base da capela que existia antes da construção da atual. Ela mostra os paroquianos frente a matriz atual, no início de sua construção”, detalha o diácono.

São aproximadamente 35 fotos, que ficam em exposição até dia 24, e podem ser vistas de logo após o término da novena até às 23h30. A mostra será levada também para a festa de Nossa Senhora das Brotas, no próximo dia 27. Esta é a primeira festa do padroeiro, com a estrutura e a programação completa, depois de dois anos de distanciamento social causado pela Covid-19.

Segundo o pároco, padre Thiago Ingenchki, nos últimos dois anos a paróquia não deixou de celebrar a festa, e acima de tudo, não deixou de realizar as tão tradicionais novenas, ainda que com uma capacidade de fiéis reduzida devido à pandemia. “Estamos alegres por poder celebrar com solenidade esses 150 anos de festa e tradição em honra do padroeiro de nossa paróquia, o Senhor Menino Deus. Celebrar os 150 anos da Festa do Senhor Menino Deus, é celebrar a fé de uma comunidade viva que reza e que sempre confiou na proteção desse Senhor Menino”, completou padre Thiago.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.