Palmeira registra o primeiro caso da varíola dos macacos

Palmeira registra o primeiro caso da varíola dos macacos

Da Assessoria*

Palmeira – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quarta-feira (28), que foram notificados três casos suspeitos de varíola dos macacos (MONKEYPOX). Dois casos foram descartados, e outro caso foi confirmado no município. O paciente, que teve o diagnóstico após o exame coletado, permanecerá em isolamento domiciliar.

Sobre a doençã

A doença é transmitida através de secreções respiratórias, contato com lesões de pele de pessoas infectadas, ou contato com objetos contaminados. O contágio por gotículas respiratórias ocorre por contato prolongado com pessoa infectada. O início dos sintomas pode se assemelhar como uma gripe, evoluindo para lesões na pele incluindo mucosas (região genital), essas lesões são conhecidas como erupções cutâneas pustulosas ou vesiculares que com o passar dos dias evoluem para crostas e cicatrização.

Os pacientes devem permanecer isolados, até total remissão dos sintomas, desaparecimento e cicatrização completa das lesões que pode ocorrer em 14 dias ou mais. O tratamento é sintomático promovendo conforto do paciente. Além dos sintomas o vínculo epidemiológico é importante para definir casos suspeitos, como histórico de viagem para outros países e estados ou cidades brasileiras com transmissão comunitária ou ocorrência de casos, histórico de contato com caso suspeito ou confirmado, ou histórico de contato sexual casual antes do início dos sintomas.

Caso alguém apresente os sintomas, deve procurar os Serviços de Saúde Municipal, para investigação e atendimento, somado ao isolamento até determinação de diagnóstico, evitando assim transmissão da doença e possíveis surtos. O isolamento pode ser domiciliar ou hospitalar conforme avaliação médica e gravidade do caso.

*Com Redação

Foto: Prefeitura de Palmeira

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!