Museu de Tibagi está com exposição aberta sobre o rock n’ roll

Museu de Tibagi está com exposição aberta sobre o rock n’ roll

Da Assessoria

Tibagi – A Prefeitura de Tibagi, através do Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Júnior, está com exposição aberta até o dia 25 de agosto sobre o Rock n’ Roll, já que no dia 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock.

O diretor do Museu, Nery Assunção, destaca que entre as peças mais interessantes que podem ser conferidas na exposição está uma roupa semelhante as utilizadas por Elvis Presley, considerado por muitos como o “rei do Rock”. “Temos também algumas guitarras artesanais feitas por Neuton Pacher para o desfile do corso no carnaval de Tibagi em 2019”, garante Nery.

Dia Mundial do Rock

O dia 13 de julho é reconhecido no Brasil como o Dia Mundial do Rock por conta do Live Aid, um megaevento que aconteceu neste dia em 1985. Esse grande show simultâneo em Londres, na Inglaterra; e na Filadelfia, nos EUA; envolveu diversas bandas de rock da época. Bob Geldolf organizou o evento no qual o objetivo principal era o fim da fome na Inglaterra.

A celebração foi uma referência a um desejo expressado por Phil Collins, um dos artistas do evento, que gostaria que o dia 13 de julho (data do show) fosse reconhecido como o Dia Mundial do Rock.

Porém, a data é comemorada com mais veemência no Brasil a partir da insistência de duas rádios paulistas dedicadas ao gênero, a 89 FM e 97 FM, começaram a mencionar a data durante sua programação na década de 90. Ouvintes e artistas “aceitaram” essa celebração e ficou popular em todo o país até hoje.

Mas a história do rock começou muito antes de 1985. O gênero musical surgiu e se firmou nos EUA na década de 50 a partir da mistura de três gêneros populares na época: o blues, o country e o jazz. Sua história começou com a influência cultural de comunidades afro-americanas nos centros urbanos do norte do país. A geração desse período estava marcada pelo fim da Segunda Guerra Mundial e foi um período onde a sociedade americana começava a abandonar preconceitos seculares.

Serviço

Exposição É hora de Rock n’ Roll! A história do estilo mais popular do ocidente
Local: Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Júnior
Horário: de terça-feira à domingo, das 09h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
A exposição ficará aberta até o dia 25 de agosto de 2022.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!