Luto no jornalismo dos Campos Gerais com a morte de Hélcio Kovaleski

Luto no jornalismo dos Campos Gerais com a morte de Hélcio Kovaleski

Da Redação

O jornalismo dos Campos Gerais e o Página Um News estão de luto pela morte do jornalista Hélcio Luiz Wendler Kovaleski, 58 anos, no início da tarde desta segunda-feira (5). Informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros apontam para parada cardiorrespiratória, como causa morte, após uma queda no interior de sua residência. Apesar do trabalho das equipes médicas do Samu e outros profissionais da saúde, que aplicaram técnicas de ressuscitamento, massagem cardíaca por quase uma hora, Hélcio morreu no local.

O jornalista teve passagem em diversos veículos de comunicação da imprensa regional, inclusive no Página Um onde trabalhou nas editorias de Política e Região, quando o jornal ainda era diário. Quase sempre era chamado para produzir conteúdo, seja para cadernos especiais, seja para a revista Página Um, pelo seu texto refinado. Ainda em Castro, assessorou o candidato Marcos Bertolini na campanha para prefeito, bem como a Câmara Municipal, na presidência de Fátima Castro.

Outra área marcante em sua trajetória foi a da Cultura, além de jornalista ele era ator, diretor, produtor, dramaturgo e dramaturgista. Foi conselheiro municipal de Política Cultural de Ponta Grossa, na cadeira de Teatro, por quatro gestões, e conselheiro estadual de Cultura – Macrorregião Campos Gerais no biênio 2017-2019.

“Perdemos um grande jornalista, inquieto, determinado a encontrar a informação relevante nos meandros da política. Conhecedor da vida, culto, com uma vasta bagagem da literatura mundial e do cinema. Parte hoje um pai amoroso, marido dedicado, um amigo gentil e caridoso. Antes de ser meu colega de trabalho no Página Um, nos anos 2000, foi meu colega de faculdade e de rodas de violão, interpretando seu ídolo Chico Buarque. Preencheu palcos de teatro com paixão, ensinou a a sétima arte, marcou época como estudante de Comunicação na UEPG, onde por muitas vezes tinha mais a ensinar do que a aprender. Deixa saudade e será sempre uma referência no jornalismo e na cultura dos Campos Gerais”, descreve a jornalista Emanoelle Wisnievski, chefe de redação de Hélcio no período que trabalhou no Página Um.

Outra jornalista que também trabalhou com Helcio Kovaleski, no Página Um, foi a também chefe de redação, Claudia Aparecida Carneiro. Para ela, Hélcio era “exímio redator, inteligente, repórter perspicaz, detalhista, contextualizava seus textos, dando um toque de acidez e sempre indo além do fato em si, coisas que não se vê mais no jornalismo atual. Culto, calmo, sereno, irônico, clocava em suas matérias e em suas entrevistas o muito que sabia de Filosofia, História da Arte, das Ciências Sociais. Amante do teatro e do cinema, ator, inclusive, era de uma sensibilidade ímpar. Uma grande pessoa, um grande profissional e, pelo que convivemos e pude acompanhar, um paizão para a sua amada Beatriz, a Bia. Um jornalista como poucos e que fará muita falta. Que Deus possa ser o consolo de sua filha e de seus pais, neste momento”.

Para o diretor do Página Um News, Sandro Adriano Carrilho, a perda de Hélcio é irreparável. “Um jornalista talentoso, com um português refinado, que sabia tratar a escrita com maestria. Merecia mais, muito mais, pela sua dedicação ao jornalismo, à cultura e à arte. Nós, do Página Um News, nosso eterno agradecimento. Vá em paz meu amigo!”.

Para a ex-presidente da Câmara Municipal de Castro, Fátima Bart Anthão Castro, “Hélcio foi um excelente jornalista e um amigo, ele dava a vida ao que escrevia, sinto imensamente o falecimento dele, que Deus de alguma maneira possa confortar os familiares, em especial seus pais e filha”.

Despedida

O corpo de Helcio Kovaleski está sendo velado na Capela da Funerária Princesa de Ponta Grossa, com sepultamento previsto para 16 horas desta terça-feira (6), no Cemitério Santo Antonio. Ele deixa os pais Teodoro e Leanete Maia Wendler Kovaleski, e a filha Beatriz Ferreira Kovaleski, de 16 anos.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!