HU-UEPG altera fluxo e boletim de divulgação de leitos da Covid-19

HU-UEPG altera fluxo e boletim de divulgação de leitos da Covid-19

Da Assessoria

Devido ao crescimento na ocupação de leitos na ala Covid-19 do Hospital Universitário (HU-UEPG), na manhã desta terça-feira (24), o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Miguel Sanches Neto, o diretor do HU-UEPG Sinvaldo Baglie e o diretor técnico Ricardo Zanetti anunciaram mudanças no boletim diário de internamentos devido ao novo fluxo de atendimento e internação.

O informe, que é divulgado até 19h todos os dias, passa a contabilizar, além dos leitos exclusivos Covid-19, leitos de uso geral, onde podem ser recebidos pacientes com 21 dias de internamento, fase em que não há mais risco de transmissão pelo Coronavírus. Com o novo fluxo, a ocupação será divulgada com 3 áreas distintas: Leitos Covid – 40 de UTI e 64 Clínicos; Leitos de uso Geral – 19 de Clínica e 10 de UTI; Emergência – 04 leitos de Pronto Atendimento, que recebe pacientes que vêm pelo Samu. Até ontem, o boletim informava 114 leitos na ala Covid-19, sendo 64 clínicos, 46 Unidade de Terapia Intensiva e 04 leitos de emergência.

O primeiro boletim, divulgado em 20 de abril de 2020, mostrava apenas o número de internados, casos negativos, positivos e em análise. Sete dias depois, o informe passou a demonstrar também internados em Leitos Covid e Leitos Clínicos. O modelo utilizado até ontem (23), passou a ser feito em 27 de dezembro do ano passado.

Ricardo Zanetti informa que a modificação de boletins diários segue a política de transparência da instituição. “Se faz necessário modificarmos porque estamos atendendo no índice acima de 100% de internamento para pacientes com Covid-19”, explica. Atualmente, todas as alas são utilizadas para combate ao Coronavírus, mesmo as destinadas ao tratamento de hemorragia digestiva. O diretor reforça que a população não será desassistida, mesmo com o Hospital atendendo em capacidade máxima.

O diretor do HU-UEPG, Sinvaldo Baglie, destaca que a instituição é um polo extremamente atuante no combate à pandemia. “Nós estamos vivendo um momento crítico e precisamos avaliar constantemente nossas estruturas, recursos e prestar informações de forma coerente sobre a maneira que realizamos o nosso trabalho”, destaca.

Sinvaldo ainda enfatiza que, mesmo com a ocupação atingindo capacidade de 100% todos os dias, o planejamento de gestão de leitos é discutido diariamente. “Por isso, do modo que estamos hoje, a nossa estrutura física não comporta novos leitos, mas temos sim o potencial para manter o atendimento pleno com nosso espaço. Isso se deve ao trabalho e esforço dos nossos profissionais, além de termos equipamentos e insumos suficientes para atender a todos de maneira plena”, finaliza.

Gestão de leitos

Sobre a gestão e encaminhamento de pacientes a unidades hospitalares, o reitor esclarece que toda logística é feita pela Secretaria de Saúde do Paraná. Outro agente responsável pela administração é a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. O Hospital apenas adverte sobre as vagas que estão livres para receber esses pacientes. “As Unidades de Pronto Atendimento fazem a triagem e a Prefeitura encaminha para os hospitais, não apenas para nós, embora sejamos o maior hospital atendendo pacientes com Covid-19 no momento”, explica Miguel Sanches Neto.

Sanches ainda ressalta que, desde o início da pandemia, o HU-UEPG busca atender o máximo de pacientes e é vanguarda no combate ao Coronavírus. “O Hospital é referência no atendimento à hemorragia digestiva, mas estamos priorizando atender pacientes com Covid-19. Por isso, aproveito para destacar o comprometimento dos profissionais do HU para dar o melhor atendimento aos pacientes que aqui chegam”, completa.

Retrospectiva

O HU-UEPG, desde o início da pandemia no Paraná, busca ampliar leitos para realizar atendimento a pacientes com Covid-19. Em março de 2020, o Hospital separou 10 leitos de tratamento intensivo (UTI), para os casos graves, e 05 leitos clínicos, para casos moderados.

Em junho do mesmo ano, uma nova ampliação permitiu que o hospital passasse a contar com 20 leitos de UTI. Outros 19 leitos clínicos foram abertos no início de julho. Com a chegada de equipamentos para 10 novos leitos de UTI, a ala Covid totalizou, em 17 de julho, 30 leitos de terapia intensiva e 24 clínicos. No mês de setembro, foram adicionados mais 10 leitos clínicos para casos moderados, totalizando 34.

Já em dezembro, o HU tinha 78 leitos Covid-19 e ampliou para 108. A ampliação foi gradual e remanejou leitos do atendimento geral: 20 clínicos e 10 de UTI. Assim, em curto prazo, o HU-UEPG disponibilizou 40 UTIs, 64 leitos clínicos e outros 04 leitos emergenciais, exclusivos para Covid-19.

A última ampliação ocorreu em janeiro deste ano, quando o prédio anexo ao hospital, projetado para ser maternidade via emenda parlamentar, no valor de R$ 4 milhões, recebeu pacientes para que o prédio principal do HU-UEPG seja destinado exclusivamente à Covid-19. Com isso, a ala Covid passou a dispor de 46 leitos de UTI, 64 leitos clínicos e 04 leitos de emergência, totalizando 114 leitos.

Texto: Jéssica Natal | Foto: Aline Jasper

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!