Grupo ponta-grossense participa do maior evento de dança do mundo

Grupo ponta-grossense participa do maior evento de dança do mundo

Da Assessoria

Ponta Grossa – Nesta semana, artistas do projeto ‘Dança Sem Limites’, da Prefeitura de Ponta Grossa, se apresentarão no Festival de Dança de Joinville. O grupo ponta-grossense será destaque na ‘Mostra Dança para Todos’, que é a parte do Festival que promove apresentações de dança de pessoas com deficiência. O Festival de Dança de Joinville é o maior evento de dança do mundo, reunindo, em média, 200 mil espectadores para as mais de 170 horas de apresentação em cada edição.

O projeto ‘Dança sem Limites’ existe desde 2010 e faz parte de uma série de ações da Prefeitura de Ponta Grossa para promover a inclusão social da pessoa com deficiência. A iniciativa é desenvolvida pelo Município, por meio da Fundação de Assistência Social, Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo.

De acordo com Vinya Mara Anderes Dzievieski de Oliveira, presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa o ‘Dança sem Limites’ visa o desenvolvimento artístico da pessoa com deficiência, através da dança. “É um projeto lindo que democratiza o acesso à arte, permitindo simultaneamente que os participantes pratiquem atividade física, desenvolvam senso estético e também a própria autoestima. Esse processo de evolução das potencialidades artísticas e de autoconhecimento com certeza traz também ótimos reflexos terapêuticos para os nossos artistas”, destaca.

Após terem passado por um processo seletivo da comissão avaliadora do Festival de Dança, os artistas de Ponta Grossa seguem para Joinville nesta quarta-feira (20), onde se apresentam no mesmo dia. O grupo ‘Dança sem Limites’ ainda subirá aos palcos na quinta (21) e também na sexta (22). “Foi uma surpresa e um presente para a gente esta oportunidade de participar do Festival. Está sendo muito gostoso, a ansiedade é grande de chegar lá e poder mostrar tudo que a gente se propôs a fazer”, disse a dançarina Liege Bastos da Costa Silva.

Segundo Maria Adriana das Neves, responsável pela organização da viagem dos dançarinos até Joinville e coordenadora do projeto, o grupo de artistas é composto por 10 pessoas. “Entre os dançarinos, há aqueles que possuem deficiência intelectual e física. Os nossos artistas já participaram de edições do ‘Encontro Para-Dançar’, que é um evento de projeção nacional. Entretanto, estamos felizes por ser a primeira vez do ‘Dança sem Limites’ no Festival de Joinville, que é extremamente tradicional”, enfatiza.

A obra

Intitulada ‘Um Pedaço de Mim’, a obra a ser apresentada no evento pretende demonstrar os vínculos afetivos que as pessoas têm umas com as outras, independentemente das diferenças entre elas. “Através dos movimentos da dança contemporânea, os artistas apresentarão uma mensagem de recomeço, sonho, esperança, fé, dor, entre tantas outras coisas que constituem a complexidade da experiência humana e da nossa vivência junto de outras pessoas”, explica Guilherme Augusto Buss Tupich, professor e coreógrafo do ‘Dança sem Limites’.

A apresentação do ‘Dança sem Limites’ será transmitida pela internet, por meio do canal oficial do evento https://www.youtube.com/c/FestivaldeDan%C3%A7aJlle

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!