FUC realiza apresentação em homenagem a Gilberto Zardo e Fernando Durante

FUC realiza apresentação em homenagem a Gilberto Zardo e Fernando Durante

Da Assessoria

Ponta Grossa – “A bênção Aldir Blanc. A bênção Gilberto Zardo. A bênção Fernando Durante!”. Na última sexta-feira (10), a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Proex-UEPG) realizou uma apresentação em homenagem a Fernando Durante e Gilberto Zardo, no Cine-Teatro Pax. O evento faz parte das atividades do 33º Festival Universitário da Canção (FUC) que, pela primeira vez, não contará com a participação dos seus entusiastas culturais.

O show é composto por músicas feitas a partir de poesias de Fernando Durante e demais poetas, apresentado pela Banda Casa Cantante. “Essa homenagem surgiu a partir da ânsia de mostrar a importância dos dois para o cenário cultural de Ponta Grossa e região”, explica Sandra Borsoi, diretora de assuntos culturais da UEPG. Sandra ressalta que a essência do Fernando está presente no FUC. “Tivemos que reestruturar o FUC sem ele, então trouxemos o Fernando para o nosso Festival, pois ele é a alma do evento, ele esteve presente desde a primeira edição. Nada mais signo do que homenagear o Fernando e o Gilberto, entusiastas do FUC, em um show”, completa. A diretora ainda destaca sobre a realização do FUC Reverbera, que está em sua fase experimental. “Buscamos valorizar nossa música regional e trazer uma forma de capacitação para os nossos artistas”. O 33º FUC acontecerá dia 6 de outubro, “mas para os artistas começou em agosto e só vai terminar em dezembro. Nosso planejamento é ver nossos artistas projetados no cenário nacional e, quem sabe, sonhar com a representação internacional”.

Juliani Ribeiro, vocalista da Banda Casa Cantante, explica que o show foi todo idealizado por Fernando Durante. “Ele nos chamou, antes da pandemia, para que a gente realizasse um show com poesias que viraram músicas, mas com a pandemia esse projeto ficou parado”, explica. O projeto ressurgiu com o convite da Proex. “Ficamos sabendo que o Fernando o tinha muitas poesias escritas por ele e nós temos o prazer de cantar uma delas na apresentação”, comemora. Participar do show em homenagem a Gilberto e Fernando é uma alegria, segundo a vocalista. “Diante de tantos nomes que se foram durante a pandemia, participar de um show em homenagem a dois grandes nomes é um privilégio. Que fique para nós como lição, para que possamos sempre relembrar pessoas importantes que nos marcaram”.

O FUC

Para Edina Schimanski, pró-reitora de Extensão em Assuntos Culturais, O FUC é importante não somente para a UEPG e Proex, mas também possui relevância nacional. “Sobretudo nesses tempos de pandemia, o FUC é um ponto de acesso de lazer e cultura. A pandemia fez com que as pessoas ficassem mais em casa e  faz parte de uma Universidade Pública proporcionar o acesso ao Festival para toda a comunidade”, frisa. Edina ressalta que o Festival acontece em um momento histórico para a Proex. “É em 2021 que a extensão na UEPG faz 50 anos e o FUC esteve presente em boa parte desse anos. Para nós, é uma grande alegria podemos realizar o Festival, mesmo em meio à pandemia”.

Marcio Zwierewicz, diretor Executivo da Sicredi Campos Gerais, instituição patrocinadora do 33º FUC, ressalta que apoiar iniciativas como essa é uma forma de cumprir o propósito de construir uma sociedade mais próspera. “Enquanto cooperativa, queremos proporcionar às comunidades onde atuamos desenvolvimento econômico e social de forma igualitária, e entendemos que a cultura é parte fundamental deste desenvolvimento, e que, se não apoiamos as nossas manifestações culturais, o nosso desenvolvimento enquanto sociedade não é pleno”, destaca. Para além da beleza das canções, FUC gera oportunidades para artistas, empregos diretos e indiretos, e movimenta a economia da região, de acordo com Marcio. “Desejamos a todos os envolvidos, desde artistas até as pessoas que trabalharão na organização do Festival, que essa seja mais uma edição de sucesso na trajetória exitosa desse importante evento do nosso calendário cultural. Que o FUC possa continuar por muitos e muitos anos incentivando o surgimento de novos talentos e gerando visibilidade para artistas de todo o Brasil”, finaliza.

O FUC tem apoio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific), Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural; promoção da Rede Paranaense de Comunicação; patrocínio de Sicredi; e parcerias da Sala do Empreendedor, Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Fecomércio Paraná, Sesc Paraná, Feira Internacional da Música do Sul (Fims), A Fábrica, Casa das Artes, Gabriel Ramos Fotografia, Estratégia Projetos Criativos, aRede, Jornal da Manhã, Rádio Lagoa Dourada, Cultura Plural, Culturação, TM Studio, ALB Vídeo e Whols Produções; e integração do Vale dos Trilhos.

Texto e Foto: Jéssica Natal

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!