Departamento de Pedagogia organiza evento em homenagem ao centenário de Paulo Freire

Departamento de Pedagogia organiza evento em homenagem ao centenário de Paulo Freire

Da Assessoria

O Departamento de Pedagogia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), organiza, dos dias 26 a 30 de abril, o encontro virtual ‘Paulo Freire e sua obra nos anos de 1960 e 1970’, que traz perspectivas de estudiosos nacionais e internacionais sobre a obra e legado do educador.

O evento ocorre no ano em que Paulo Freire completaria 100 anos. De acordo com a professora do departamento Lucimara Cristina de Paula, a iniciativa conta com grupos de pesquisa, acadêmicos e professores de graduação e pós-graduação do curso de Pedagogia da UEPG. “Profissionais da saúde e da educação básica têm participado de nossos grupos e dos trabalhos de extensão, já que muitas áreas do conhecimento se apropriaram de Freire: a saúde, a física e matemática, por exemplo”.

A organização do encontro é uma parceria entre a UEPG e outras sete universidades públicas – Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal do Mato Grossa (UFMT), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

Palestrantes brasileiros e estrangeiros que conviveram, trabalharam ou estudam a obra de Paulo Freire foram convidados para compartilhar a importância da produção do estudioso no contexto nacional e internacional. “Nossa expectativa é de que mais pessoas tenham curiosidade em conhecer e estudar Paulo Freire. Muitos equívocos têm sido disseminados sobre a obra dele, que foi um intelectual crítico, humanista, que lutava por justiça social e uma educação pautada na ética”, destaca Lucimara.

Durante os três dias, a programação inicia a partir das 19h. Informações do encontro estão no canal do YouTube da Comunidade Educateliê, 

Texto: Jéssica Natal Foto: Acervo Paulo Freire

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!