Com homenagens, Corpo de Bombeiros de Irati comemora 75 anos

Com homenagens, Corpo de Bombeiros de Irati comemora 75 anos

AEN

Irati– O Corpo de Bombeiros de Irati, o quarto mais antigo do Paraná, comemorou nesta sexta-feira (8) 75 anos de serviços ininterruptos à população. A data foi marcada por uma solenidade com a presença de diversas autoridades no Centro de Eventos Italiano. Além das homenagens relativas ao aniversário, também foram entregues comendas, medalhas e moedas “Mérito Pérola do Sul” a pessoas com trabalho de relevância para o Corpo de Bombeiros de Irati e região e para a sociedade como um todo.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), junto com a primeira-dama Luciana Saito Massa, e bombeiros da prontidão de serviço fizeram badalar o sino histórico da unidade. “Foi um momento simbólico, ecoando essa tradição do passado e nos lançando para os desafios futuros de manter sempre o serviço do Corpo de Bombeiros ativo e de maneira eficiente, bem estruturada, para bem atender à comunidade”, comentou o comandante do 10º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, major Jorge Augusto Ramos.

A primeira-dama foi também uma das personalidades agraciadas com a comenda Pérola do Sul, homenagem criada em 2018, quando dos 70 anos da unidade. O coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Fernando Raimundo Schunig, e o recém-nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos, natural de Irati, também estavam entre os contemplados.

A unidade de Irati do Corpo de Bombeiros fez parte do Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa até junho de 2022, quando recebeu sua independência e passou a ser designada como 10º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente (10º SGBI). Medida que, na avaliação do major Jorge Augusto, foi fundamental nesse período recente de enchentes vivido pelo Estado.

“Agora nós somos uma unidade autônoma, com maior capacidade de atendimento, e conseguimos estruturar muito a unidade de lá para cá. Isso também propiciou uma grande estrutura para apoio nesses eventos de agora, tanto na antecipação, quanto na estrutura para que a gente desse a resposta adequada aos municípios e, principalmente, aos moradores, aquelas pessoas afetadas pelas intempéries tão severas que tivemos”, disse o comandante do 10º SGBI.

Apesar de ter sua base em Irati, o 10º SGBI atende ainda a outros 20 municípios da região.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!