Carambeí renova convênio do bombeiro comunitário e homologa plano de contingência

Carambeí renova convênio do bombeiro comunitário e homologa plano de contingência

Da Assessoria

Carambeí – A prefeita Elisangela Pedroso recebeu na sexta-feira (20), o subcomandante do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa, major André Lopes e o comandante do Corpo de Bombeiros de Castro, tenente Ribeiro, para a assinatura da renovação do convênio entre o município e Estado para a continuidade do trabalho do Bombeiro Comunitário e homologação do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PLANCON).

Na oportunidade estavam presentes o diretor de Segurança Institucional, Antônio Joel Coza, diretor de operações da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), Marcelo Filus, a secretária auxiliar da COMPDEC e também titular da Assistência Social, Johanna Macedo, entre outros.

Na ocasião o diretor de Segurança Institucional, Antônio Joel Coza, solicitou várias melhorias para o Bombeiro Comunitário. Ele destacou a importância de poder contar com um bombeiro como supervisor para treinamentos diários da equipe, assim também como a aquisição de mais um caminhão de combate a incêndios.

“São necessidades que temos e precisamos suprir, temos 14 bombeiros comunitários que precisam de constantes capacitações para prestar os atendimentos da melhor forma. Nosso caminhão já tem 12 anos de uso necessitando de manutenção continua, outro mais novo e moderno dará mais agilidade nos atendimentos”, detalha Coza.

O diretor de operações da COMPDEC, Marcelo Filus, destaca que com a homologação do PLANCOM todo planejamento e ações para atender o município em desastres naturais deslizamentos, alagamentos, inundações, granizo, vendavais, tempestades, entre outros, agora está oficializado.

Ainda na ocasião foi levantada a questão de criar o Plano de Ação Mutua (PAM), que prevê que todas as empresas públicas e privadas do município que já tem seu plano de ação possam compartilhar e formar um onde todos, no caso de sinistros, possam agir em conjunto. Atualmente cada empresa tem seu próprio plano de ação.

A prefeita Elisangela Pedroso que é a presidente da COMPDEC valorizou a importância dos atos da homologação do PLANCOM e da renovação do convênio com o Estado, que garante a continuidade do trabalho do Bombeiro Comunitário por mais cinco anos. Ela destaca que Carambeí é o segundo município dos Campos Gerais a estar com o PLANCOM, homologado que assegura a administração municipal o preparo para uma resposta imediata a eventos provocados pela natureza.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!