Da Assessoria
A Prefeitura de Carambeí assinou convênio de R$ 150 mil com o CastraPet Paraná – Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.
O objetivo do Programa é ajudar as prefeituras que aderirem ao Programa, na busca do controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses. A assinatura do convênio é uma das primeiras ações para enfrentar o problema com a ‘super população’ de cães e gatos na cidade.
A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, lembra que “o cuidado com os animais é questão de saúde pública, e o Programa CastraPet do governo estadual está nesse contexto que relaciona a saúde ambiental, animal e humana, conscientizando a população sobre a importância da castração dos animais e a prevenção do abandono”, disse a prefeita.
O presidente da Asc – Carambeí, Sérgio Kogut Reis, comemorou a notícia do convênio e lembrou que esta ação somada às demais providências que a administração municipal vem tomando “será um alento para resolver este problema, muito delicado e que envolve o sentimento de amor das pessoas por seus pets, e também para os que estão em situação de abandono”, disse ele.
A castração é bem-vinda, segundo Kogut, pois além de prevenir doenças, como o câncer nos cães, também ajuda a evitar o nascimento desenfreado de cães e gatos, o que pode provocar maus-tratos e o abandono.
A prefeitura está dando andamento ao processo de credenciamento das clínicas interessadas.