Bispo faz dedicação da Santa Teresinha em Ponta Grossa

Bispo faz dedicação da Santa Teresinha em Ponta Grossa

Da Assessoria

Ponta Grossa – A Paróquia Santa Teresinha, em Ponta Grossa, está comemorando 65 anos de fundação. Na noite desta quarta-feira (28), foi celebrada solenemente na Liturgia a festa da dedicação da igreja, com a participação de Dom Sergio Arthur Braschi. O bispo fez a dedicação, consagrando o altar e a igreja. A paróquia existe de 1937 como capela. Depois, da construção da igreja e da organização da comunidade, em abril de 1956 foi elevada como paróquia pelo bispo Dom Antônio Mazzarotto. “É um momento de agradecer a toda essa história”, destacava o pároco, padre Joel Nalepa.

A Paróquia Santa Teresinha, localizada na Vila Estrela e formada pela matriz e pela Comunidade Nossa Senhora do Rocio, na Vila Guaíra, teve como primeiro pároco o padre Francisco Salache (1956). Logo em seguida, foi administrada pelo padre. Fridolino Beuren, considerado um dos mais importantes e influentes da história da comunidade. Até hoje, foram 13 párocos, dez vigários paroquiais além de outros colaboradores. Passaram pela paróquia os padres Pedro Guerra, Francisco Salache, Francisco Soczek, Carlos Zelesny, Isaías Becher, Abrão Becher, Sergio Tychanowicz, Claudemir Nascimento Leal e Evaldo Fidelix. Atualmente, padre Joel tem como vigário padre Mário Dwulatka.

Foi uma noite de homenagens e marcada pela dedicação da igreja. “Padre Fridolino, o segundo pároco, foi muito presente, foi quem construiu a igreja e é muito lembrado, mas também é preciso lembrar de outros, como o padre Isaías, padre Abrão, padre Evaldo, que passaram por aqui e deram a sua contribuição e outros vigários paroquiais que ajudaram para fortalecer a comunidade. É dia para agradecer a dedicação, a doação dos padres e religiosos, leigos e famílias. Hoje, nós estamos aqui com a responsabilidade de olharmos para a frente, com o olhar de esperança”, afirmava padre Joel, lembrando que, na igreja, estão os túmulos de dois padres, falecidos em 1980: padre Fridolino e José Krainski, da Congregação do Verbo Divino. Os dois faleceram no mesmo dia, coincidentemente.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!