Após reparos, Parque Estadual do Guartelá em Tibagi reabre para visitação

Após reparos, Parque Estadual do Guartelá em Tibagi reabre para visitação

Da Assessoria

Tibagi – Já é possível voltar a visitar as dependências do Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi. O local ficou interditado por uma semana, devido a estragos causados na rede de abastecimento de água e luz nas estruturas internas da unidade, o que impede o atendimento aos visitantes.

Na quarta-feira (19), o secretário de Turismo, Rhamonn Cottar, se reuniu com representantes do IAT em Curitiba cobrando a reabertura do Parque o quanto antes, já que se trata do principal ponto de visitação turística do município.

Além disso, segundo o secretário de Turismo, a pedido do prefeito Artur Butina, no final de semana passado as pessoas que já estavam agendadas para visitação foram atendidas porque o caminhão-pipa da Prefeitura de Tibagi realizou o abastecimento de água do parque.

O Instituto Água e Terra (IAT) providenciou a compra de novos equipamentos para realizar a troca da placa na bomba de abastecimento do poço afetado pela tempestade. Foi necessário também substituir boa parte da estrutura de encanamento.

Com os reparos, o parque volta a reabrir normalmente, das 8h30 às 16 horas, de quarta-feira a segunda-feira. Nas terças-feiras, a unidade fecha para manutenção. A média de visitação é de cerca de mil visitantes por semana, tendo como grande atração a beleza natural do 6º maior cânion do planeta em extensão, o “Cânion do Rio Iapó”.

O parque também abriga a Cachoeira da Ponte de Pedra, derivada da força das águas do Córrego Pedregulho. Além disso, a ação da água e do vento durante milhares de anos esculpiu estruturas como lapas, fendas, grotas e formas curiosas sobre as rochas areníticas, expondo feições ruiniformes em pequena escala e uma enorme fenda entre paredões rochosos.

No parque, há ainda pinturas rupestres que datam aproximadamente 7 mil anos e que foram deixadas em rochas e lapas por indígenas, primeiros habitantes da região. Outra importante característica do local é a vegetação composta por campos, remanescentes de Cerrado, Florestas com Araucária, elementos da Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Ombrófila Densa (Mata Atlântica).

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!