Ação e conscientização ambientais marcam junho em Carambeí

Ação e conscientização ambientais marcam junho em Carambeí

Mês do meio ambiente tem peça de teatro para estudantes do município e coleta de resíduos eletrônicos e de manutenção agrícola por colaboradores e cooperados da Frísia

Da Assessoria

Carambeí – Integrante do Conselho de Meio Ambiente de Carambeí (PR), a Frísia Cooperativa Agroindustrial apresentará em junho, mês do meio ambiente, uma série de ações para mitigação de poluição no solo e nas águas do município com o trabalho de conscientização voltado para a população. Os projetos envolvem os mais de 2,1 mil estudantes das escolas públicas bem como colaboradores e cooperados da Frísia.

Junto com a Secretaria de Educação e Sanepar, a cooperativa desenvolveu um projeto com peça de teatro para estudantes do Ensino Fundamental 1. O espetáculo chamado “Descobrindo a mãe natureza” será apresentado pela companhia Fábrica Teatral entre os dias 13 e 16, nos períodos matutino e vespertino. As apresentações serão feitas no pavilhão do Parque de Exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico de Carambeí.

A assistente ambiental da Frísia, Ana Carolina de Souza Mendes, explica que a peça, que citará a importância da reciclagem, promove uma conscientização nas crianças e incentiva para que elas mesmas se tornem propagadoras da sustentabilidade ao levarem as informações para as famílias. “Além da peça de teatro, os estudantes receberão um kit educacional formado por gibi, folheto e ímãs para geladeira produzidos pela Cooperativa Ambiental de Carambeí, a Coopam”, conta.

Coleta de resíduos

Entre os dias 15 de maio e 16 de junho também acontece a coleta de resíduos eletrônicos em unidades da Frísia. Materiais como aparelhos de DVD, ar-condicionado, bateria, celulares, copiadoras, material elétrico, entre outros, estão sendo reunidos pelos colaboradores e cooperados da Frísia. 

As entregas são feitas na sede da cooperativa e nas lojas agropecuárias. “O benefício é a contribuição para a valorização da limpeza pública para a geração de uma consciência ecológica nas comunidades, contribuição para a sustentabilidade do município e mitigação gradual da poluição no solo e água”, explica Ana Carolina.

Também está sendo realizada a coleta dos chamados “resíduos de manutenção”, ou seja, oriundos de equipamentos e veículos agrícolas. Chamado de “Atitude Sustentável”, o projeto é voltado aos cooperados para o destino correto de resíduos que não podem ir para aterro sem tratamento prévio, contribuindo para a sustentabilidade no município. Os materiais são formados por embalagens de óleo diesel, filtros, panos, estopas, EPIs, pneus etc. Em 2022, foram coletados 3.250 kg desses materiais.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!