49° Fenata híbrido é sucesso de público nos espetáculos presenciais e virtuais

49° Fenata híbrido é sucesso de público nos espetáculos presenciais e virtuais

Da Assessoria

A Fada Maria veio para o mundo dos humanos na noite desta quarta-feira (10), no Cine Teatro Ópera. A história infantil, encenada pelo grupo de teatro local Lampejo, encantou adultos durante o 49° Festival Nacional de Teatro, realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). No mundo online, o público acompanhou pelo Youtube da UEPG, O Compositor (mostra paralela) e A Borboleta da Colina (mostra principal), espetáculo presencial gravado na terça-feira.

O diretor Paulo Henrique contextualizou que a peça foi criada para ser encenada em 20 escolas do município. Com a pandemia, veio a adaptação do espetáculo para o contexto online, dividido em capítulos. Com a seleção para o Fenata, veio o maior desafio: readaptar para “o grande palco do Fenata”, para um público adulto. O diretor confessa que tudo isso, especialmente, este último fator, trouxe angústia, mas somente no início. “Agora percebemos que todo mundo é criança. O tema da nossa peça, que é o meio ambiente, não é coisa só para criança, é pra todo mundo! Tudo é muito político no teatro, mesmo uma peça infantil”. O diretor complementou dizendo que o fato do Grupo Lampejo ser da cidade e estar no Fenata, na mostra principal, também “é um ato político”.

A pós-graduanda Susana Maria Bartmayer ocupou uma das 300 cadeiras (capacidade máxima) do Teatro Ópera. Ela, que foi com “a família toda”, disse que “a peça abordou temas importantes e atuais, de forma leve leve e divertida para todas as idades”. Nesse mesmo sentido, a pedagoga Silmara Schwab destacou o caráter educativo do espetáculo. “É a peça que pode ser levada para sala de aula”, destacou.

A atriz Ana Almeida se disse emocionada ao ver de perto a reação, o riso, do público. “Eu tive que me segurar muito para não chorar enquanto fazia a peça”. A mesma emoção da atriz no palco, a poucos metros da plateia, teve paralelo por parte do público que acompanhou o Palco Online do Fenata no Youtube. As interações foram um espetáculo à parte. Durante A Borboleta da Colina, Rafael Pedretti​ comentou as “cenas belíssimas e muito bem desenhadas. Afinadas. Lindo demais”. Silvana Zancanella Pessutti​ teclou enfática: “A arte existe e resiste!”. Um pouco antes, nos comentários da peça O Compositor, Neide Cappelletti​ digitou que foi “muito bom poder assistir esse espetáculo!” . No mesmo chat, Jonas Boita compartilhou: “​trabalho maravilhoso de todos”. Além dos inúmeros “parabéns!”, houve centenas de interações coloridas, sem palavras, com emojis de palmas, risos e confetes – uma nova forma do público expressar emoções no teatro virtual. 

Segurança

Susana Maria Bartmayer disse que se sentiu muito segura no teatro e exaltou a organização. “Está de parabéns! Tem distanciamento das cadeiras. É preciso trazer a carteirinha. Quem não tem as duas doses (de vacina contra Covid-19) ter que apresentar teste. Então, tudo isso, para mim, foi Fantástico!”

Realização e Apoio

O Festival é realizado pela UEPG, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (FAUEPG); Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex); Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) e Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead). Gmad – Grupo Madcompen; Tratornew e Lojas MM, com incentivo da Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa; Ponta Grossa Turística 2026; Conselho Municipal de Turismo de Ponta Grossa patrocinam o evento. As transmissões, gravações, cobertura e divulgação são de responsabilidade da Coordenadoria de Comunicação (CCOM).

Programação Completa

11/11 (quinta-feira)
19h30 – Online Youtube: Arara, Gralha e Pinhão (Mostra Paralela – 34 min)
20h – Presencial: O Beijo no Asfalto (Mostra Principal – 65 min)
20h30 – Online Youtube: Fada Maria (Mostra Principal – 45 min)

12/11 (sexta-feira)
19h30 – Online Youtube: Lune (Mostra Paralela – 40min)
20h30 – Online Youtube: O Beijo no Asfalto (Mostra Principal – 65 min)

13/11 (sábado) 
19h30 – Online pelo Facebook da UEPG: Encerramento e Divulgação do Prêmio Júri Popular

Redação Página 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.