Programas e transmissões esportivas também têm sopinhas de palavras

Programas e transmissões esportivas também têm sopinhas de palavras

Foi muito bom ler Ruy Castro, em sua coluna da última segunda-feira na Folha, sob o título “A novilíngua do Brasil” e com todo o seu talento, comentar os termos que agora são usados por narradores, comentaristas, treinadores e até alguns jogadores de futebol.

Por favor, nem de perto qualquer pretensão, mas um assunto, que sem a mesma categoria, claro, também já foi abordado por aqui. Sopinha de novas palavras, com a pretensão de substituir expressões tradicionais ou aquelas usadas ao longo de tempos, desde os campinhos de terra aos mais importantes estádios do mundo.

Um “diferentês” que, desculpem os envolvidos, beira o ridículo – valendo-se de coisas como “propositivo”, “reativo”, “leitura adequada”, “performar”, “sinapse no último terço”, “resiliente” e outras tantas.

Entre o pessoal da bola, os da chuteira, que já foi chanca, e mesmo os verdadeiros torcedores, quase ninguém sabe o que a maioria significa. E fazem muito bem em nem querem saber.

Vamos baixar um pouquinho bola.

Como bem disse o craque Ruy Castro, o futebol, na verdade, está apenas refletindo “uma novilíngua geral no Brasil, em que as palavras perfeitamente válidas estão sendo canceladas e substituídas por outras aprendidas de ouvido na internet”.

TV Tudo

Por outro lado

Vale destacar que os programas esportivos de maior repercussão, na TV ou rádio como um todo, ainda são aqueles que falam a linguagem da bola.

Driblam o esnobismo, a petulância e o intragável.

Para poucos

Bruna Marquezine integra um time seleto de artistas que conseguem se manter na mídia e faturar alto com campanhas mesmo fora da televisão aberta.

Nesse momento, ela, embaixadora de uma das principais marcas esportivas do mundo, está envolvida em uma nova campanha.

Confiante

Como já noticiado por aqui, o SBT marcou para 5 de junho, noite de sábado, a estreia do reality de reformas “Te Devo Essa Brasil”, com apresentação de Dony De Nuccio, ex-Globo.

“Dá muito trabalho, mas o programa tá sensacional”, diz Dony à coluna.

Faixa horária

O “Duelo de Mães”, da Ticiana Villas Boas, será exibido imediatamente após o “Jornal da Band”, a partir de setembro.

Na faixa de confronto, “Chiquititas”(SBT); “JR”/”Gênesis”(Record), e “Jornal Nacional”(Globo).    

Presta atenção

Ainda falta bater o martelo, mas é muito possível que a Record transfira para janeiro ou fevereiro a exibição do “Quilos Mortais”, com Celso Zucatelli.

Isto porque entre junho e dezembro serão muitos os lançamentos para este ano, entre “Ilha Record”, “Top Chef” e “A Fazenda”, por exemplo.

Futebol

A partir deste sábado, a Band começa a transmitir os jogos do campeonato brasileiro, Série C.

Inicialmente para as regiões Norte e Nordeste, e cidades do interior de São Paulo.

Por outra

Anunciada há muito tempo, a saída dos canais da Newco do prédio principal do Grupo Bandeirantes no Morumbi, tão cedo não vai acontecer.

Ainda mais agora com o BandSports às vésperas de transmitir a Olimpíada. Seria uma operação de muito risco. 

Gato no telhado

Está complicado cravar qualquer coisa sobre o futuro do Alexandre Garcia na CNN Brasil.

Por enquanto, a mudança foi só no horário, mas parece que vem mais por aí. A pressão aumentou depois que ele disse que vitamina D mata coronavírus, querendo justificar o Pazuello, sem máscara, no domingo passado.

Porteiro

Alexandre Lino, que se prepara para viver o vilão Ashur, em “Gênesis”, voltará com seu personagem de sucesso no teatro, o porteiro Waldisney.

Após um público estimado de mais de 60 mil espectadores em mais de 20 cidades, Lino fará uma única apresentação no dia 9, no Dia Nacional do Porteiro, no Imperator, no Méier. Detalhe: porteiro não paga.

O retorno

Saulo Laranjeira está de volta na “Praça”, do SBT, com o deputado João Plenário, um dos destaques do programa.

Gravou na semana passada e já irá ao ar nesta quinta-feira. Outro quadro que retorna amanhã é “Os Milionários”, com Tuca e Bibi Graça.

Bate – Rebate

•     A TV Com, do Fernando Mauro, também vai exibir as provas da Indy…

•     … Mas só em VT. A TV Cultura tem exclusividade para o ao vivo.

•     Helena Vieira, que era do jornalismo da Record, foi para a CNN Brasil.

•     Sabrina Sato, assim como foi em “Game dos Clones”, quando mudou para uma casa na Granja Viana, está fazendo agora com o “Ilha Record”…

•     … Já foi com a família inteira para Paraty…

•     … As gravações estão previstas para começar na próxima semana, terça ou quarta-feira.

•     Nesta quarta, 17h, já será disponibilizado o novo “Programa de Todos os Programas”, com Dani Bavoso e este que vos fala…

•     … Entre outros assuntos, uma entrevista com Márcia Goldschmidt, direto de Barcelona.

•     Galvão Bueno deu o toque: o “Bem, Amigos!” apresentará novos cenários na próxima segunda-feira…

•     … Os testes e pré-lights necessários estão marcados para este próximo sábado.

C´est fini

Campeã mundial, pan-americana e dona dos recordes brasileiro e sul-americano no salto com vara, Fabiana Murer participará das transmissões de atletismo desta edição dos Jogos Olímpicos nos canais da Globo. A exemplo dos ex-velocistas Claudinei Quirino e Edson Luciano.

*Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Redação Página 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.