Dinheiro não traz felicidade, mas a falta dele pode acarretar em depressão

A discussão se dinheiro traz ou não felicidade é um tema de debate recorrente e é difícil chegar a uma conclusão, já que a felicidade depende de muitos fatores. Mas uma coisa que podemos afirmar é que a falta de dinheiro gera inúmeros problemas para a saúde mental das pessoas.
Segundo a pesquisa, realizada nos Estados Unidos, “The Employer’s Guide to Financial Wellness” de 2019, pessoas com constante preocupação com falta de dinheiro são 4 vezes mais propensas à depressão e têm 3,4 mais chances de ter ataques de pânico ou ansiedade. O levantamento analisou dados de mais de 10 mil trabalhadores e constatou também que quem sofre com a falta de dinheiro (ou insegurança financeira) têm 8 vezes mais chances de passar noites em claro.
Se deparar com dívidas e perder o controle das finanças pode gerar sensações como ressentimento, desconfiança, decepção e estresse. Por isso, tomar o controle da sua vida financeira te trará bem-estar e estabilidade para conquistar sonhos e objetivos.
Para começar a organizar as finanças, é preciso entender o seu cenário atual analisando ganhos e gastos. Um médico não pode oferecer um tratamento sem ter um diagnóstico do problema, com as finanças o raciocínio é o mesmo. É preciso entender como utiliza o dinheiro para analisar onde é possível economizar e reduzir custos.
Ao mesmo tempo, é importante definir objetivos, depois de feito, separe eles por objetivos de curto, médio e longo prazo. Alguns exemplos de objetivos são sair das dívidas, conquistar a independência financeira, começar a investir, comprar uma casa ou fazer uma viagem. Depois de saber os objetivos é necessário se planejar para alcançá-los criando algumas metas.
Suas metas serão sempre o maior fator de motivação para continuar firme e disciplinado em seguir seu planejamento financeiro. Elas têm um papel essencial para garantir o sucesso, já que se manter dentro do orçamento normalmente não é uma tarefa fácil, exigindo sempre muito autocontrole e foco.
Por isso, colocar seus objetivos no papel e deixá-los sempre à vista o ajudarão a ter êxito. Algumas dicas práticas são: colocar um post-it das suas metas em seus cartões de crédito; alterar o fundo do papel de parede do celular para uma imagem do seu objetivo; compartilhar suas metas com amigos e familiares.
É importante ressaltar que é preciso muita disciplina, estudo e paciência para alcançar uma vida financeira equilibrada, mas com certeza seu esforço valerá a pena ao colher frutos no futuro.

*Larissa Brioso, 21 anos, é estudante de Economia na Universidade Federal do Ceará e Educadora Financeira na Mobills.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!