Tibagi, de melhor cidadezinha do Brasil a maior produtora de soja do Paraná

Tibagi, de melhor cidadezinha do Brasil a maior produtora de soja do Paraná

Emerson Teixeira
Especial Página Um News

Tibagi – O tibagiano já pode contabilizar mais um título para o munícipio, depois de ser reconhecida como a “Melhor Cidadezinha do Brasil” e ostentar a liderança de maior produtor de trigo do país, agora desponta como maior produtor de soja do Paraná.
O município desbancou a poderosa do agro paranaense, Cascavel, que até 2020 liderava com a maior produção do Estado. Os dados que comprovam o feito fazem parte do Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBP) referentes à safra de 2020/2021, onde Tibagi alcançou a marca de R$ 981 milhões.
Os números ganham mais peso e respaldam o feito conquistado pelos produtores tibagianos se comparar as áreas de produção de cada município. Tibagi contou com uma área plantada menor, de 99,7 mil hectares e colheu 374,7 mil toneladas do grão. Cascavel com uma área maior, de 102,35 mil hectares, produziu 367,7 mil toneladas.
O desempenho dos produtores de Tibagi frente aos de Cascavel é melhor no rendimento por hectares. O município dos Campos Gerais produz 3.850 quilos por hectares, enquanto o município do Oeste produziu 3.593 quilos por hectares na safra 20/21.
O presidente do Sindicato Rural Patronal, Maurício Chizini Barreto, destaca a satisfação de Tibagi ser a líder de produção de soja no Paraná. “Nós já somos destaques na produção de trigo e um dos primeiros na produção de cevada, somos um município agrícola, a população depende basicamente de trabalhar nas propriedades rurais e no setor público como os maiores empregadores. Nós temos a atuação de algumas cooperativas como a Frísia, e dentro da economia do município nós temos a agricultura como principal”, disse.
“Hoje Tibagi tem em torno de 500 produtores entre médio e grande, e já ultrapassou a marca de mil produtores de pequeno porte, boa parte da nossa população depende e trabalha na zona rural. Temos também o turismo que é uma fonte de renda do município, e se levarmos em consideração que o turismo é desenvolvido boa parte dele nas propriedades rurais, teremos também essa questão do turismo rural bem desenvolvida no município. A economia basicamente vive da agricultura, pois Tibagi não é uma cidade industrializada. Essas lideranças que o município tem dentro do Estado vem contribuindo para aumentar a arrecadação do município e também melhorar a qualidade de vida da população. São números que trazem uma grande alegria para nós aqui como produtores e também o desenvolvimento para Tibagi. As propriedades rurais usam o que tem de mais tecnológico no Brasil e no mundo para produção de grãos”, declarou.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!