Preço do leite se eleva devido a estiagem e outros fatores

Preço do leite se eleva devido a estiagem e outros fatores

Da Assessoria

De acordo com dados levantados pelo Departamento de Economia Rural (Deral), o preço do litro do leite recebido pelos produtores tem se elevado. Na comparação com os valores levantados entre o mês de junho e a semana compreendida entre os dias 12 a 16 de julho, o valor do litro do produto acresceu em 7,3%, passando de R$ 2,06 para R$ 2,21.

O aumento neste momento se deve principalmente à redução na oferta do produto devido a alguns fatores como: a estiagem de aproximadamente 60 dias que atingiu o estado, atrasando o plantio das forrageiras de inverno e acabando com o remanescente das pastagens de verão. Outro fator foi o encarecimento dos custos de produção, gerado principalmente pelo custo da alimentação animal, devido especialmente a alta do milho e da soja, inviabilizando, em muitas propriedades, a manutenção do manejo nutricional habitual dos animais e ocasionando quedas na produção das vacas leiteiras.

“Infelizmente este cenário de alta nos custos com a alimentação poderá se agravar devido às perdas ocorridas nas lavouras de milho safrinha, que seriam utilizadas na alimentação animal, na forma de silagem ou mesmo grãos”, explica o médico veterinário Fábio Mezzadri.

Segundo o Departamento, uma alternativa que está sendo utilizada por muitos produtores é o plantio emergencial da aveia branca como forma de repor as perdas com o milho. Esta espécie também oferece uma silagem de qualidade e com bons valores nutricionais, podendo se tornar uma alternativa viável a curto prazo na redução dos custos com a alimentação dos rebanhos leiteiros.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!