IDR apresenta cultivar inédita de maracujá para aumentar produtividade em Prudentópolis

IDR apresenta cultivar inédita de maracujá para aumentar produtividade em Prudentópolis

Primeira cultivar da espécie desenvolvida no Paraná, IPR Luz da Manhã se destaca pela qualidade superior e dupla possibilidade de destinação da colheita — tanto pode ser destinada ao mercado de frutas frescas como para a indústria de polpa congelada.

AEN

A nova cultivar “luz da manhã” é a principal atração do Encontro de Fruticultores sobre a Cultura do Maracujá, que acontece nesta quarta-feira (11) em Prudentópolis (Centro-Sul do Estado). Ele é uma promoção do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater (IDR-Paraná).

Primeira cultivar da espécie desenvolvida no Paraná, IPR Luz da Manhã se destaca pela qualidade superior e dupla possibilidade de destinação da colheita – tanto pode ser destinada ao mercado de frutas frescas como para a indústria de polpa congelada.

A fruta foi idealizada com o objetivo de aumentar a competitividade dos produtores paranaenses, fortalecer a indústria regional de processamento e, ainda, contribuir para o aumento da renda e da qualidade de vida no meio rural.

Obtida a partir de oito linhagens, IPR Luz da Manhã pode render até 30 toneladas por hectare, às quais é possível somar outras 50 toneladas se o produtor optar por um segundo ciclo de produção.

A programação do encontro ainda contempla temas como tecnologias para fertirrigação, aspectos mercadológicos e debate sobre as perspectivas para a produção da fruta no município de Prudentópolis.

O coordenador estadual de Fruticultura do IDR-Paraná, Eduardo Augustinho dos Santos, explica que o evento será realizado em uma propriedade na qual o produtor adota alto nível de tecnologia. “Há cerca de 10 anos o IDR-Paraná vem trabalhando a fruta na região, o potencial ali é muito grande”, diz.

De acordo com Santos, são cultivados 160 hectares de maracujá no município, com predominância da pequena agricultura familiar. A produtividade média ainda é baixa, cerca de 14 toneladas por hectare, e a maior parte da produção é destinada para industrialização. O objetivo do projeto é aumentar essa produção e possibilitar aos produtores acesso ao mercado de frutas frescas, que é amplo e diversificado.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!