Guarapuava alcança padrão cervejeiro

Guarapuava alcança padrão cervejeiro

AEN

A colheita da cevada está encerrada no Paraná, com a boa notícia de que a região de Guarapuava, principal produtora, garantiu excelente qualidade aos grãos, com 99% alcançando padrão cervejeiro, segundo o Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária, referente ao período de 10 a 16 de dezembro. O documento é preparado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

O Paraná teve 75.995 hectaes de terras cobertas pela cevada neste ano. Isso representou aumento de 21% em área plantada em relação a 2020. A produção cresceu 14% e chegou a 311.333 toneladas. Guarapuava é responsável por 62% do que é produzido no Estado. Os produtores locais tiraram 193.375 toneladas de grãos com qualidade de excelência em 45.500 hectares.

Para atingir o padrão cervejeiro, o grão de cevada precisa ter PH acima de 58, umidade máxima de 13% e poder germinativo de 95%. Na região de Ponta Grossa, que teve a expressiva produção de 87.863 toneladas, representando aumento de 25%, se comparado com o ano passado, 50% dos grãos ficaram abaixo desse padrão.

Provavelmente, o produto será destinado para ração animal. De acordo com a análise contida no Boletim Semanal, a perda de qualidade se deve ao excesso de chuvas em outubro, época forte de colheita do grão. No núcleo de Ponta Grossa, alguns municípios chegaram a ter até 300 milímetros de chuvas.

O Paraná é líder absoluto na produção brasileira de cevada e foi responsável, em 2020, por 72% daquilo que se produziu no País. A liderança é resultado direto das pesquisas e inovações adotadas pelos produtores do Estado. Além disso, o Paraná abriga em Entre Rios, no município de Guarapuava, a maior maltaria da América do Sul, ligada à Cooperativa Agrária. A cevada é utilizada na produção do malte

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!