CTP, em Castro, oferta curso de inseminação artificial

CTP, em Castro, oferta curso de inseminação artificial

Da Assessoria*

Treinamento voltado a produtores de gado de leite e corte complementa portfólio do espaço conveniado ao Sistema FAEP/SENAR-PR_

O município de Castro, uma das principais bacias leiteiras do país, passa a contar com o curso ‘Inseminação artificial de bovinos’, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde março deste ano, o Centro de Treinamento Pecuário (CTP), localizado na capital nacional do leite, é a quarta escola conveniada à entidade a oferecer o treinamento estratégico para o desenvolvimento do setor lácteo.

Ao longo do curso de 32 horas, dividido em quatro dias, os participantes vão aprender sobre os cuidados sanitários e as técnicas de inseminação. O treinamento é voltado para produtores de gado de leite e também de corte.

Segundo o diretor-executivo do CTP, Ênio Karkow, a nova formação do Sistema FAEP/SENAR-PR atende a um anseio dos pecuaristas da região. “Depois de um piloto em dezembro de 2023, realizamos a segunda turma em fevereiro. E já marcamos outros seis cursos ao longo do ano, com as vagas quase tomadas. Por aí podemos avaliar o tamanho da demanda”, observa. “Apesar de outras regionais também disponibilizarem o curso de inseminação, estamos à disposição para atender, na medida da nossa capacidade, a demanda de todas as regiões do Estado”, complementa Karkow.

Para atender aos produtores e trabalhadores rurais, o CTP foi equipado com sala de aula adaptada, equipamentos de inseminação em número adequado e toda estrutura necessária para o treinamento. “Antes, os produtores tinham que ir até Prudentópolis, Francisco Beltrão ou Assaí, onde existem outros centros de treinamentos conveniados com estrutura para realizar o curso do SENAR-PR”, explica o técnico do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR, Alexandre Lobo Blanco.

Outros cursos

Desde 1996, o CTP de Castro oferece cursos na área de bovinocultura de leite. O local funciona como uma propriedade de leite real, com animais em lactação, e equipado com toda estrutura para a realização das formações.

Atualmente, além do novo curso, o CTP oferta as formações em pecuária leiteira ‘Manejo de gado leiteiro para produtores’ e ‘Manejo de gado leiteiro para funcionários’, além de capacitações na área de eletricidade rural: ‘Eletricista rural’ e ‘Motores elétricos’.

O centro é equipado com alojamento e refeitório para atender os alunos. A estrutura do local, formada por duas unidades de produção de bovinos de diferentes imensões (grande e pequena), representa as características regionais de produção, de modo a proporcionar um aprendizado alinhado com a realidade local.

Investimentos

Para oferecer o novo curso, o CTP passa a contar com um espaço destinado aos animais de descarte que serão utilizados no treinamento. Também contratou um médico veterinário para acompanhar estes animais, além de equipar uma das salas já existentes.

“O Sistema FAEP/SENAR-PR tem um rígido protocolo de bem-estar animal, um rodízio com período de descanso, nutrição balanceada, entre outros fatores. Todas as escolas conveniadas aplicam o manejo racional na lida diária dos animais”, explica o técnico do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Serviço
Para se inscrever no curso de inseminação e em outros oferecidos no CTP de Castro, os interessados devem ligar ou ir ao local (Estrada Maracanã, Km 7 – (42) 99989-1601) ou realizar a inscrição no sindicato rural mais próximo. O treinamento não possui pré-requisitos técnicos. Para participar basta ser alfabetizado, ter mais de 18 anos e estar com boas condições de saúde.

*Com Senar/FAEP

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!