Convenção e Noite Festiva na Frísia

Convenção e Noite Festiva na Frísia

Da Assessoria

Frísia, cooperados e colaboradores iniciaram dezembro se despedindo do desafiador 2020 e vislumbrando 2025, quando a cooperativa completa exatos 100 anos de fundação. Como é tradição, neste mês, são realizadas a Convenção dos Colaboradores e a Noite Festiva, que, desta vez, aconteceram de forma híbrida, com ações virtuais e presenciais, estas respeitando as mais rigorosas medidas contra a propagação da Covid-19.
A convenção “Atitudes que movem o mundo” teve uma programação focada em diversas ações e setores da cooperativa, fundamentais para o alcance dos resultados positivos no ano. Nesse sentido, desde o início da pandemia no Brasil, em março, colaboradores, associados e a cooperativa realizaram doações em todos os municípios em que há unidades no Paraná e Tocantins.
As doações totalizaram mais de cinco mil máscaras respiradoras, álcool em gel e líquido e centenas de outros itens de equipamentos de proteção individual (EPIs), que se somaram a 31 toneladas de alimentos arrecadados e distribuídos para mais de 1.500 famílias em situação de vulnerabilidade social. Essas ações estão alinhadas aos valores da Frísia, que são Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude.
No evento, a Frísia realizou todas as atividades focadas em trabalhos que minimizaram a propagação da doença, inclusive, com a apresentação on-line do Programa de Acidente Zero (PAZ), implantado em 2018, que já surte efeitos significativos no colaborador. O objetivo é chegar à marca de zero acidente com afastamento até 2023, com base no trabalho de 40 elementos para se criar um sistema de gestão de segurança e saúde.

Homenagens
O diretor-presidente da Frísia, Renato Greidanus, lembrou da importância do trabalho de cada colaborar não somente neste ano atípico, mas ao longo da história da cooperativa. “A Frísia é uma extensão da casa de vocês. E sabemos que isso é uma construção. No primeiro dia que entraram na cooperativa, acho que todos devem lembrar disso, ainda era Batavo. Cada um escreve sua história e deixa sua marca aqui”, destaca Greidanus.
A cerimônia foi aos colaboradores que têm entre dez e 40 anos de cooperativa (lista abaixo). Um deles, Eliane Schlaak, apesar de não fazer mais parte do quadro, recebeu, assim como os demais, troféu e uma dedicatória pelos seus 40 anos de comprometimento e profissionalismo. Também foi realizada a entrega das homenagens aos associados por tempo de cooperação, de 25 a 45 anos (lista abaixo).

Programa de Integridade
O compliance é fundamental para a cooperativa. Tanto que, quando o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR) começou o trabalho, a Frísia foi a primeira a se inscrever e a concluir o programa. Conduzido pelo setor Jurídico da cooperativa, além do Sescoop, teve orientação da Pontifícia Universidade Católica (PUC), destacando a transparência nas operações e nas relações organizacionais.
A live que tratou de compliance teve a presença do superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, destacando que o assunto sempre foi praticado ao longo da história da cooperativa e que o Programa de Integridade é um sucesso, pois respeita a cultura da Frísia. Boesche destacou ainda a importância de criar um programa sob medida, com o objetivo de não “engessar” os processos e o trabalho das cooperativas, e foi assim com a Frísia.

Programa de Inovação
Como parte da programação da semana da Convenção dos Colaboradores, foi apresentado o Programa de Inovação, essencial para a realização dos planos da Frísia. Na ocasião, houve um bate-papo sobre “Transformação Digital” com especialistas: a analista da Embrapa Soja, Carina Rufino; o arquiteto de Soluções da Oracle, André Santana; o gerente-executivo da Venturus, Marcelo Abreu; e o co-fundador da Coonecta, Gustavo Mendes.

Planejamento estratégico ‘Rumo aos 100 Anos’
No evento, foi anunciado o novo ciclo, que começa no próximo ano. O aniversário de 100 anos é simbólico pela tradição da cooperativa na agropecuária nacional, mas também por representar as metas estipuladas.
O superintendente Mario Dykstra apresentou o plano voltado à sustentabilidade, gestão, pessoas, mercado e financeiro, segmentos que visam agregar valor aos cooperados, gerando competitividade, rentabilidade e excelência.
Em relação ao mercado, Dykstra destacou que a cooperativa irá aumentar sua participação nos segmentos em que está inserida, como agrícola, pecuária e industrial, com ampliação de unidades e áreas.

Noite Festiva
Apresentada por Luciana Calabria, a Noite Festiva também foi realizada à distância, com a programação sendo on-line. Gerentes dos diversos setores aos quais a cooperativa atua enviaram mensagens aos associados e colaboradores, destacando os desafios de 2020, mas reforçando as conquistas.
Em seguida, o ex-jogador e penta campeão mundial de futebol, atuando em times como São Paulo e Betis (Espanha) e na Seleção Brasileira, Denilson, contou sobre sua experiência de vida, início no futebol, incentivo paterno, dificuldades e sucesso no esporte, inclusive sendo o jogador de futebol mais caro do mundo em 1998.
Renato Greidanus, a seguir, enviou uma mensagem, reforçando que, nos próximos cinco anos, a cooperativa terá projetos de crescimento que irão desafiar a todos. “Estamos fazendo um trabalho forte na sucessão das propriedades, para que a gente possa perpetuar a Frísia não somente para os próximos cinco, mas para os próximos 100 anos”.
Ao fim, o cantor Michel Teló concluiu a Noite Festiva com cerca de duas horas de show, em que foram tocados seus grandes sucessos.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!